Vitória sobre o Amarante por 2-1
Igualadas na tabela classificativa, com uma vitória e uma derrota nesta fase final, as duas equipas procuravam um triunfo para assim alcançar o primeiro lugar. O equilíbrio foi a nota dominante nos instantes iniciais, com os dois conjuntos a tentarem agarrar na iniciativa de jogo. Um forte remate de Godwin, aos 5', assustou o guardião Guilherme Oliveira, mas a bola passou ao lado da baliza da casa. O guarda-redes do 1º Dezembro evitou, pouco depois, que os visitantes inaugurassem o marcador, quando parou a finalização de Faissal Zangré. Contudo, aos 13', não conseguiu impedir que o jogador do Burquina Fasso festejasse o primeiro, após assistência perfeita de Ka Semedo. Não demorou a reagir a formação de Pedro Caneco e, aos 17', com uma eficácia superior, igualou o resultado: canto longo cobrado na direita por Jorge Bernardo e Tiago Simões a aparecer solto e a cabecear para o fundo das redes do Amarante. Apesar do golo sofrido, os visitantes não esmoreceram e voltaram a incomodar Guilherme Oliveira, que, muito atento, defendeu os remates de Ka Semedo e Chico Sousa. Foi já perto do intervalo (42') que os anfitriões responderam com perigo, quando Rui Batalha disparou de fora da área e a bola bateu na base do poste direito da baliza de Didi.

No segundo tempo, com a igualdade instalada, foi o 1º Dezembro que esteve perto de passar para a frente: aos 54', aproveitando uma falha do capitão Diogo Vila, Pedro Clemente e Isaac Valença tiveram nos pés excelente ocasião para faturar; Didi defendeu o remate de Clemente e Valença, na recarga, atirou a rasar o poste. O jogo desenrolou-se com muita competitividade, mas a bola andou longe das balizas, fruto da menor clarividência demonstrada pelos jogadores. À passagem do minuto 74, os recém entrados Dinho e Helder Pedro, depois de jogada confusa, apareceram em boa posição, mas não conseguiram visar a baliza adversária. Até que, aos 83', o conjunto local passou pela primeira vez para a frente do marcador: Afonso Valente lançou Jorge Bernardo na direita, o lateral cruzou com as medidas certas para o centro da área, onde surgiu Harramiz, acabado de sair do banco, a cabecear com mestria para dentro das redes de Didi. O resultado não voltou a sofrer alterações e com este triunfo o 1º Dezembro alcançou Fafe e Lusitânia de Lourosa no topo da classificação.

FICHA DE JOGO
SU 1º DEZEMBRO 2-1 AMARANTE FC (1-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard
Campo nº1 do Real SC
3.ª jornada - Fase de Subida
Árbitro: João Pinho (AF Aveiro)
Árbitros assistentes: Carlos Andrade e Marcelo Adriano
Quarto árbitro: Bruno Rebocho (AF Lisboa)
Vídeo árbitro: João Malheiro Pinto (AF Lisboa)
Assistente vídeo árbitro: Dinis Gorjão (AF Setúbal)
1º DEZEMBRO: Guilherme Oliveira; Jorge Bernardo (cap.), Cesinha, João Freitas, Tiago Simões e Rui Silva (Lisandro, 90'); Afonso Valente (Alexandre Sousa, 84'), Tiago Santos (Águas, 90') e Isaac Valença; Rui Batalha (Harramiz, 73') e Pedro Clemente (Dener, 84').
Suplentes não utilizados: Fábio Duarte, Araujo, Fran e Cardoso.
Treinador: Pedro Caneco
Disciplina: cartão amarelo para Tiago Santos (86')
AMARANTE: Didi; Eduardo Aguiar, João Filipe e Diogo Vila (cap.) (Cardoso, 84'); Godwin (Leandro Santos, 46'), Rodrigo Guedes (Helder Pedro, 66'), Francis Okoli e Katty; Faissal Zangré (Zakari, 78'), Ká Semedo e Chico Sousa (Dinho, 66').
Suplentes não utilizados: Rafael Flores, Daniel Alves, Ruben Silva e Iroanya.
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para Godwin (24'), Faissal Zangré (49')
Golos: 0-1 por Faissal Zangré (13'), 1-1 por Tiago Simões (17'), 2-1 por Harramiz (83')
Homem do Jogo: Tiago Simões (1º Dezembro)
O jogador do 1º Dezembro, Tiago Simões, revelou-se o grande destaque da partida. Preponderante na zona defensiva, subiu à área contrária para fazer o primeiro golo da sua equipa.