Projeto decorrerá ao longo da época 2024/2025
A Federação Portuguesa de Futebol, em linha com a sua estratégia de responsabilidade social, lançou a iniciativa “Kicking Goals For The Planet”, integrada no projeto Hattrick Social and Environmental Sustainability 2024. Destinada aos 12 clubes da Liga BPI, esta iniciativa procura promover a sustentabilidade e a inclusão na principal competição de futebol feminino em Portugal.
Este projeto decorrerá ao longo da época 2024/2025, num reconhecimento do papel do desporto como motor de mudança social, capacitando os clubes para incorporar práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e eticamente governadas nas suas estratégias.
O pontapé de saída foi dado esta segunda-feira, dia 18 de novembro, com a apresentação das três entidades especializadas parceiras: a Access Lab, que promove o acesso à cultura e desporto para pessoas surdas e com deficiência; a AMBI22, empresa de consultoria em sustentabilidade que oferece formação em áreas como ambiente, energia e responsabilidade social; a Social Innovation Sports, organização dedicada à inclusão social através do desporto, com programas focados na integração de jovens refugiados e comunidades migrantes.

As formações e ações práticas abordarão áreas fundamentais como implementação de estratégias ESG (Environmental, Social, Governance), promoção da equidade, inclusão e justiça social, adoção de práticas ecológicas e redução da pegada de carbono e governança ética, transparente e responsável.
Com esta iniciativa, a FPF pretende sensibilizar a comunidade desportiva para a importância da sustentabilidade e capacitar os clubes da Liga BPI para adotarem práticas que promovam uma sociedade mais justa, inclusiva e amiga do ambiente. O futebol feminino reafirma, assim, o seu papel como agente de transformação e de impacto positivo na sociedade.
