Equipa das Quinas voltou a bater os nipónicos, desta vez por 9-6
A Seleção Nacional de Futebol de Praia disputou, esta quarta-feira, no areal de Matosinhos, o segundo jogo de preparação frente ao Japão. Os Heróis da Areia venceram por 9-6, num desafio mais equilibrado que o primeiro que também terminou com vitória portuguesa por 6-2. Antes do apito inicial, Leo Martins e Rui Coimbra receberam, respetivamente, o prémio de segundo melhor marcador e o prémio Fair Play do Mundial 2024.
A seleção asiática até se adiantou no marcador com um golo marcado no primeiro minuto por Chikara Eguro, mas a reação imediata de Portugal com três golos em três minutos permitiu a reviravolta. Leo Martins, Jordan e Bê Martins assinaram os golos que permitiram à Equipa Nacional chegar à vantagem. Os japonenses demonstraram-se competitivos e ainda no primeiro período Rikuto Otani e Hayate Tanaka restabeleceram a igualdade.
Numa segunda parte que viu os capitães Rui Coimbra e Ryota Tsuboya bisar, Jordan e Filipe Santos também fizeram o gosto ao pé e permitiram a Portugal entrar para o último período com uma vantagem de dois golos. Na derradeira parte, Jordan chegou ao Hat Trick e Filipe Santos ao bis. No último minuto Takeru Furusato reduziu e fixou o resultado em 9-6.
No final do encontro, em declarações ao Canal 11, o selecionador nacional Mário Narciso referiu que “hoje a equipa estava mais cansada”, mas que “foi um jogo positivo, em que foi possível voltar a tirar ilações”. Relativamente às estreias, destacou que “é importante os jogadores adaptarem-se ao contexto de seleção a vencer”.
Recorde-se que a Equipa das Quinas disputará a qualificação para o próximo mundial na Andaluzia, em Espanha, entre os dias 4 e 13 de outubro. O Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA Seychelles 2025 terá lugar em Victoria, na Ilha Mahé, entre os dias 1 e 11 de maio de 2025.

FICHA DE JOGO
PORTUGAL 9 – 6 JAPÃO
Estádio de Praia – Matosinhos
1ºP: 3-3
2ºP: 4-2
3ºP: 2-1
Árbitro: Sérgio Soares
Árbitros assistentes: Gustavo Pereira e Cristiano Araújo
Cronometrista: Bruno Rocha
PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra (CAP.), Jordan Santos, Bê Martins e Leo Martins
Jogaram ainda: Diogo Dias (GR), Rúben Regufe (GR), André Lourenço, Bernardo Lopes, Duarte Algarvio, Filipe Santos, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Miguel Pintado e Vasco Gonçalves
Treinador: Mário Narciso
Disciplina: nada a assinalar
JAPÃO (cinco inicial): Takeru Furusato (GR), Hayate Tanaka, Ryota Tsuboya (CAP.), Masato Ota e Chikara Eguro
Jogaram ainda: Shinya Shibamoto (GR), Tetsuya Yamamoto (GR), Kesuke Nishiguchi, Kosuke Matsuda, Takahito Yamada, Rikuto Otani, Naomichi Hirama, Masato Suzuki e Shunichiro Sawada
Treinador: Teruki Tabata
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Chikara Eguro (2’,1ºP), 1-1 por Leo Martins (3’,1ºP), 2-1 por Jordan (3’,1ºP), 3-1 por Bê Martins (4’,1ºP), 3-2 por Rikuto Otani (8’,1ºP), 3-3 por Hayate Tanaka (11’,1ºP), 4-3 por Rui Coimbra (2’,2ºP), 4-4 por Ryota Tsuboya (4‘,2ºP), 5-4 por Rui Coimbra (7’,2ºP), 6-4 por Jordan (8’, 2ºP), 6-5 por Ryota Tsuboya (10’, 2ºP), 7-5 por Filipe Santos (11’, 2ºP), 8-5 por Jordan (7’, 3ºP), 9-5 por Filipe Santos (10’, 3ºP), 9-6 por Takeru Furusato (12’, 3ºP)
