Conferência Applied Science in Football já começou

Portugal Football School

Presidente da FPF deu o pontapé de saída na conferência internacional

Já se iniciou a conferência internacional “Applied Science in Football”, uma organização da Portugal Football School, unidade de formação e investigação da Federação Portuguesa de Futebol, que decorre entre dias 3 e 4 de maio, na Cidade do Futebol, em Oeiras. 

O presidente da FPF, Fernando Gomes, foi o responsável pela sessão de abertura deste congresso científico em que vários investigadores nacionais e internacionais vão apresentar e discutir temas relevantes e emergentes de áreas científicas relacionadas com a Ciência aplicada ao Futebol, através da realização de diversas conferências e comunicações livres.

Neste evento participam académicos e investigadores provenientes dos órgãos máximos de gestão e administração do futebol mundial - UEFA e FIFA -, da FIFPRO e de oito federações internacionais de futebol: Croatian Football Association, English Football Association, Faroe Islands Football Association, Federação Portuguesa Futebol, German Football Association, Norwegian Football Federation, Royal Spanish Football Federation e Swiss Football Association.

Na sua intervenção inicial, Fernando Gomes, fez o balanço da intervenção da FPF no domínio da ciência aplicada ao futebol. 

Discurso na íntegra: 

"Minhas senhoras e meus senhores,

Dou-vos as calorosas boas-vindas à Cidade do Futebol e à conferência "Ciência Aplicada no Futebol". 

É uma enorme honra receber-vos aqui. 

Dou início à minha intervenção contando-vos um pouco da relação que estabelecemos, nos últimos anos, entre ciência e futebol. 

Em 2016, o ano em que nos sagrámos campeões europeus, reforçámos o papel desempenhado dentro da FPF pela Unidade de Saúde e Performance.  

Sabíamos que tínhamos um caminho longo no estreitamento das relações entre a ciência e o futebol, mas, quando arrancámos com a Portugal Footbal School, já em 2017, estabelecemos três objetivos principais para esta missão: 

-Melhorar as qualificações dos diferentes sócios e associações de classe no futebol

-Produzir Ciência

-Disseminar o conhecimento

Sabemos que este é um trabalho que nunca tem fim e que necessita de ser constantemente renovado com o estabelecer de novas metas, mas também sabemos que atingimos os nossos objetivos iniciais:

  • A Portugal Football School acolheu e formou milhares de estudantes numa relação estreita com as nossas melhores universidades;
  • Publicámos mais de 200 artigos científicos 
  • Organizámos cinco conferências internacionais
  • Publicámos 16 livros e uma revista científica 
  • Lançámos o Portugal Football Observatory

Mais importante ainda dos que os livros: entre muitas iniciativas, transformámos o nosso país, através de uma intervenção direta na sociedade, na qual juntámos a ciência a futebol.

Con grande sucesso implementámos um alargado programa de Walking Football em Portugal e promovemos a prática desportiva em mais de 300 escolas do primeiro ciclo. Fizemos com que essa prática, não limitada apenas ao futebol, passasse a fazer parte da vida das nossas crianças.

Através da ciência e do futebol, melhorámos a vida das pessoas.

Nesta sexta conferência, contamos com a vossa ajuda para discutir o que fizemos - bem e mal - no passado, mas também o que vamos fazer no futuro. 

A vossa ajuda vai, assim, ajudar-nos a ajudar o futebol e Portugal. Dentro e fora do Campo. 

Obrigado" 

Consulte todo o programa da conferência AQUI.


;

Notícias