Andreia Jacinto e Lúcia Alves confiantes

Futebol Fem. - Seleção A

Equipa das Quinas viaja na tarde deste domingo para Malta, onde vai disputar mais um jogo de qualificação para o Euro-2025.

A Seleção Nacional Feminina A treinou, na manhã deste domingo, na Cidade do Futebol e viaja durante a tarde para Malta, onde vai disputar a segunda jornada de apuramento para o Euro-2025. A chegada do conjunto nacional está prevista para as 22h30 locais [menos uma hora em Portugal continental].

Antes da viagem, Andreia Jacinto e Lúcia Alves falaram com os jornalistas em conferência de imprensa. As duas internacionais portuguesas mostraram-se satisfeitas pela vitória frente à Bósnia (3-0) e garantiram que o objetivo para Malta é conquistar mais três pontos.

“Sabemos que vai ser um jogo difícil porque Malta tem mostrado qualidade e conseguiu empatar em casa da Irlanda do Norte [0-0]. Estamos conscientes disso, mas estamos focadas e queremos ganhar. Temos de entrar muito concentradas, respeitar o nosso adversário e impor o nosso futebol. Se for assim desde o primeiro minuto, somos as favoritas e vamos ganhar o jogo”, afirmou Andreia Jacinto.

Lúcia Alves fez notar que Portugal não vai menosprezar a equipa maltesa, menos cotada no ranking FIFA de seleções. “Num sintético não é fácil, sabemos das dificuldades que nos podem colocar, mas vamos trabalhar e dar tudo pelos três pontos. Nunca devemos menosprezar o adversário, mas vamos desfrutar do jogo e divertirmo-nos a jogar”, avisou a jogadora do SL Benfica.

Desafiadas a comentar palavras do Selecionador Francisco Neto, que apontou a um percurso cem por cento vitorioso na qualificação , tal como a Seleção A masculina, as jogadoras foram taxativas. "Temos qualidade para chegar às 10 vitórias", assumiu Lúcia Alves, antes de Andreia Jacinto reforçar esse pensamento: “O nosso objetivo é claramente fazer 10 em 10. E a equipa está confiante porque sabemos que temos capacidade para fazer o pleno de vitórias, como a seleção masculina."

A finalizar, as duas companheiras da Seleção A Feminina descreveram-se uma à outra. "Considero a Lúcia uma jogadora completa. A velocidade dela é a característica que mais gostaria de ter", elogiou Andreia Jacinto. Já Lúcia Alves disse que aprecia a centrocampista da Real Sociedad "desde os tempos em que alinhava no campeonato português" e escolheu "o requinte do passe" como "uma das qualidades que queria ter".

As comandadas de Francisco Neto cumprem, segunda-feira, às 17h00 de Portugal continental, a primeira sessão de treino em Malta. Meia hora antes, o Selecionador Nacional e uma jogadora irão fazer a anetvisão do segundo embate de qualificação para o Europeu de 2025.

Uma caminhada longa de apuramento
Os jogos frente à Bósnia Herzegozina [vitória por 3-0] e Malta (esta terça-feira, 9 abril, 17h30, em Attard), recorde-se, contam para o Grupo B3 de qualificação. Para chegar à fase final, marcada para a Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025, Portugal necessitará de ficar num dos três primeiros lugares do seu grupo e terá de ultrapassar, ainda, as duas eliminatórias dos play-offs, a primeira marcada para 27 e 29 de outubro e a segunda em 27 de novembro e 3 de dezembro. Serão 10 jogos, no total.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:

Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)

Defesas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC), Lúcia Alves (SL Benfica) e Nelly Rodrigues (Nantes)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Andreia Norton (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Joana Martins (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Nádia Gomes (Chicago Red Stars) e Bia Meio-Metro (SC Braga).

AGENDA MEDIA DA SELEÇÃO FEMININA A

 


;