Preparação finalizada

Seleção A

Portugal enfrenta a Suécia esta quinta-feira.

A Seleção Nacional finalizou, esta quarta-feira, no relvado 1 da Cidade do Futebol, a preparação para o encontro com a Suécia, a realizar, quinta-feira, às 19h45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. 

Todos os convocados estiveram à disposição da equipa nacional que vai procurar a décima primeira vitória consecutvia sob o comando de Roberto Martinez. 

A comitiva almoça na Cidade do Futebol e, da parte da tarde, parte para o Porto onde permanecerá até à hora do jogo. 

Portugal, já apurado para a fase final do Euro 2024 - Alemanha, enfrenta, em jogos de preparação, a Suécia, dia 21 de março, às 19h45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. e, a Eslovénia, dia 26 de março, no Stozice Stadium, em Ljubliana, também às 19h45 (hora portuguesa).

A Seleção Nacional, apurada para o Euro 2024 da Alemanha com dez vitórias em dez jogos, realizará, além destes dois encontros, mais três partidas de preparação, em Portugal, frente a Finlândia, Croácia e República da Irlanda.

Portugal, recorde-se, terá na fase de grupos do Europeu as seleções da Chéquia, Turquia e o vencedor do caminho C do play-off (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão). 

Depois da habitual sessão de treinos, o Selecionador Nacional, Robert Martinez, e João Palhinha, internacional luso, fizeram a antevisão da partida. 

Roberto Martinez em discurso direto

"A atitude da Suécia é competitiva, tem um novo treinador, uma nova era. É uma equipa para estar no Europeu, tem uma linha de atacantes de alto nível. Competitividade vai ser ao nível de um Europeu. A linha atacante deles dá-nos a possibilidade de trabalhar também a nossa linha defensiva. Vamos também aproveitar para trabalhar o conceito de 1x1, bem como reforçar o que trabalhamos nos últimos 10 jogos".

"O Viktor Gyokeres é uma das melhores contratações do mercado de verão no futebol europeu. No futebol português é fantástico, mas precisamos de trabalhar a linha defensiva, não olhamos só para um jogador. A Suécia tem uma disposição de jogadores atacantes de um patamar que a nossa organização defensiva precisa de estar perfeita. É uma oportunidade única para trabalhar os conceitos europeus e não para parar um jogador apenas".

"Ainda não falei com os jogadores, conhecem bem o meu processo. O estágio foi de alto compromisso, nos treinos mostraram que há grande competitividade nas várias posições. O compromisso é total. O plano é que ninguém jogue 180 minutos, isso é importante, mas vamos ver o que vamos fazer. Durante o estágio vamos ter estreias, é o plano".

"Não é fácil chegar à seleção, mas gostei muito do equilíbrio, personalidade forte, mas com muito respeito, e como o grupo se abriu aos novos jogadores. Precisamos de ter os melhores 23, 24 ou 25 para o Europeu. O estágio está a ser perfeito para dar novas valências, a competitividade é máxima e gostei muito da confiança do Jota, do Francisco e do Dany".

"Não, está tudo tratado, porque todas as decisões têm um motivo, uma razão. A informação que temos nos clubes, os que precisamos de trabalhar, os que ficam cá e os que vão depois para o estrangeiro. Está tudo tratado, não estamos à espera de ver o que acontece contra a Suécia".

"Foram três dias, mas a primeira impressão foi muito boa. Gostei muito do Jota, um jogador versátil, pode joga a ponta de lança, mas também nas alas; o Dany tem uma capacidade semelhante e o Chico, gostei muito do que ele fez no Euro Sub-21, vi o que eles estão a fazer nos clubes espelhado no treino da seleção. Os jogadores estão a trazer uma fome nova no balneário para dois jogos particulares e isso é importante".

 "É um eterno debate mas não falamos de favoritismo. O Euro é uma competição de detalhes. Trabalhar com o grupo, com muita competitividade, com um ambiente saudável, isso é importante. Estamos apurados, o passo agora são dois jogos para tomar decisões para a lista e tentar dar o melhor nível nos três primeiros jogos. Depois avaliamos como estamos e a relação com outras seleções. As expectativas são normais, o trabalho de Portugal nos últimos anos é espetacular, por isso os jogadores têm expectativas e esperamos estar ao mais alto nível".

(Jon Dahl Tomasson): "Sei o que ele fez no futebol britânico, não precisa dos meus conselhos. É muito bom treinador, já esteve envolvidos num Mundial e tem conhecimentodo que é um futebol de ataque, ele próprio foi um avançado. Vamos ver, sb o seu comando, uma força muito ofensiva da Suécia e desejo-lhe o melhor para o futuro."

João Palhinha em discurso direto:

"O tempo é curto, chegámos há dois dias. Já tivemos tempo para analisar e ainda vamos analisar mais profundamente a Suécia. O trabalho tem vindo a ser bem feito, teste difícil e com jogadores a jogar nas melhores equipas da Europa. Vai ser um jogo à imagem do que vamos apanhar no Europeu. É um desafio e uma oportunidade. Os novos jogadores estão bem integrados e são mais três para nos ajudarem a atingir os objetivos. Vocês gostam e vão tocar sempre no nome dele, tal como o Isak. São dois jogadores de topo, temos de ter atenção a ambos. Quem jogar vai dar tudo para anular o Gyökeres".

"O desgaste físico assusta e esta época temos ouvido falar em muitas lesões Os clubes têm condições que não tinham há uns anos. Há que ter noção quando se excede um certo limite e pensar na saúde dos jogadores. Resta-nos sermos profissionais e o prazer e a motivação de estar aqui é sempre muito, apesar do desgaste ser enorme. Espero que esteja um excelente atmosfera. Não falei muito com o Inácio sobre o Gyökeres. De facto, tivemos uma reunião e falámos do Gyökeres, do Isak, do Elanga e do Kulusevski".

"É um modelo de convocatória que tem de agradar. O mister tem dado oportunidades. Há rotatividade e faz sonhar quem não está na seleção. O jogador fazendo o seu trabalho. A ida à Seleção hoje está mais perto do que há uns anos. É uma oportunidade. O facto de haver rotatividade permite descanso também aos que têm jogado mais".

"Este jogo vai ser mais à semelhança do que vamos encontrar no Europeu. As equipas que apanhámos na qualificação não tira mérito ao que fizemos. Se fosse fácil, já alguém o tinha feito. Queremos ganhar e criar mais dores de cabeça ao selecionador".

 "As muitas opções são boas dores de cabeça para o treinador. Quem for lá para dentro vai dar uma boa resposta porque a qualidade está lá. Olho para os meus companheiros e sinto confiança. Podemos dar-nos ao luxo de fazer rotação. Podemos conquistar coisas bonitas por Portugal".

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Confira aqui os 23 convocados de Roberto Martinez para o encntro frente à Suécia:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma);
Defesas - Nélson Semedo  (Wolverhampton Wanderers), João Mário (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), Diogo Leite (Union Beriln), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP) e Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers);
Médios - João Palhinha (Fulham FC), João Neves (SL Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Matheus Nunes (Manchester City) e Bernardo Silva (Manchester City);
Avançados - Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória SC), Dany Mota (Monza), Bruma (SC Braga), Rafael Leão (AC Milan) e Gonçalo Ramos (PSG).

 


;
;
20 de Março 2024
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias