Portugal vence Coreia do Sul

Futebol Fem. - Seleção A

Equipa das Quinas fechou a preparação em beleza.

A Seleção Nacional Feminina A fechou com chave de ouro o seu estágio de preparação, ao vencer a Coreia do Sul por 5-1 nesta terça-feira, num jogo disputado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Depois de bater a Chéquia por 3-1 na passada quarta-feira, a Equipa das Quinas voltou a deixar boas indicações e a brindar os adeptos com golos e pormenores de qualidade, numa altura em que se prepara para abraçar uma nova aventura em abril: a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025.

FICHA DE JOGO E PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

As sul-coreanas até começaram o jogo com algum atrevimento, mas a pressão alta e a velocidade das internacionais portuguesas colocou-as cedo em sentido e levou-as a cometer muitos erros na defesa. O resultado foi um festival de golos para Portugal.

O primeiro golo da armada lusa foi apontado aos 18 minutos, por Joana Marchão. A guarda-redes sul-coreana ainda tocou na bola, mas defendeu-a para dentro da baliza. Seguiu-se mais um tento aos 37 minutos, com a assinatura de Telma Encarnação. Assistida por Andreia Jacinto, a avançada madeirense rematou com intenção e a bola fez um desvio numa adversária antes de entrar.

Em cima do intervalo, mais dois golos portugueses. Primeiro, Jéssica Silva enganou as centrais e desmarcou Andreia Faria, com esta a marcar numa recarga, depois de obrigar a guardiã da Coreia do Sul a aplicar-se.

Depois, veio uma finalização certeira de Jéssica Silva, após um passe de Andreia Jacinto: a atacante do SL Benfica rematou de pé esquerdo ao ângulo, deixando Portugal muito entusiasmado, com uma vantagem de 4-0 ao intervalo.

No recomeço, aos 52 minutos, Jéssica Silva voltou a aparecer com um pé esquerdo demolidor, dando a melhor resposta a um passe de Joana Marchão. Mesmo quando o ritmo de jogo baixou, quandos os treinadores iniciaram as substituições e a Coreia do Sul apontou um golo de honra (80'), Portugal manteve-se por cima, com arrancadas desconcertantes e pormenores técnicos que prenunciam uma boa prestação no apuramento que se avizinha. 

A segunda parte ficou marcada pelas estreias de Giovana Maia e Sierra Cota-Yarde na principal seleção feminina.

Depois de ter lançado, pela primeira vez, Beatriz Fonseca, Maria Alagoa e Nelly Rodrigues, frente à Chéquia, Francisco Neto alarga assim o leque de opções da Seleção com a central do Panatinhaikos e a jovem guarda-redes dos Arkansas Razobacks. 

Em 5 de março, a Equipa das Quinas irá conhecer os seus adversários na qualificação para o Europeu, num sorteio que terá lugar em Nyon, na sede da UEFA.

 


;

Notícias