Investigadores da Portugal Football School analisaram um estudo inovador que revela o impacto positivo em crianças com um programa de intervenção desportiva.
Investigadores da Portugal Football School, em colaboração com a Escola Superior de Educação do Porto, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Desporto e Lazer, Melgaço, conduziram uma avaliação do programa de intervenção ''A Hora dos SuperQuinas''. Este programa visa a melhoria da atividade física, aptidão aeróbia, duração e qualidade do sono, bem como competência motora em crianças do ensino primário.
Os resultados indicam que a inclusão de uma aula extra-curricular de 60 minutos por semana, ao longo de 12 semanas, resultou em aumentos significativos nos níveis de atividade física, aptidão aeróbia, duração do sono e competência motora em crianças com idades entre 9 e 10 anos.
O estudo, intitulado "A school-based physical activity intervention in primary school: effects on physical activity, sleep, aerobic fitness, and motor competence", foi publicado na Frontiers in Public Health. Ele faz parte do Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’ e foi implementado como um projeto-piloto em uma das 44 escolas, a Escola D. Carlos I em Sintra, durante o horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico, de 1 de Janeiro a 31 de Março de 2023.
O estudo utilizou dispositivos de acelerometria para analisar variáveis, como os níveis de atividade física e sedentarismo, além de controlar a frequência cardíaca e níveis de satisfação durante todas as aulas do programa de intervenção.
O primeiro autor do estudo, Júlio A. Costa, investigador da Portugal Football School, destaca a importância pioneira deste estudo na promoção do bem-estar e saúde das crianças do ensino básico em Portugal.
O estudo completo está disponível aqui