Giovana Maia: "Sempre quis representar Portugal"

Futebol Fem. - Seleção A

Defesa do Panathinaikos foi chamada pela primeira vez à Seleção A.

A Selecão Nacional Feminina A concentrou-se, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, onde irá preparar os jogos frente a Chéquia e Coreia do Sul, marcados para 21 e 27 de fevereiro, ambos às 18h15, no Estoril.

No arranque dos trabalhos, as atenções voltaram-se para as caras novas às ordens de Francisco Neto e uma delas, Giovana Maia, falou com os jornalistas antes do treino. A defesa do Panathinaikos, de 27 anos, disse estar a realizar um sonho e mostrou-se empenhada em mostrar valor.

"Estou muito feliz. Todas as jogadoras sonham com isto. Tenho trabalhado há muitos anos, a pandemia acabou por atrapalhar um pouco o progresso, mas recebi a notícia com muita alegria. Estou pronta para aproveitar esta oportunidade da melhor forma", começou por referir a central, que representou a Seleção Feminina de sub-23.

"Sempre quis representar Portugal, mas como cresci no Brasil, devido ao colégio [escola] é muito difícil fazer a viagem. Querendo ou não são 10 horas, há a parte dos estudos, e é uma coisa difícil de deixar de lado uma semana ou mais, mas o meu coração sempre foi português. Nasci aqui, é o meu sangue e é uma alegria imensa poder vestir esta camisola", acrescentar.

Giovana Maia acredita que pode "trazer outra visão do futebol feminino" à armada lusa. "A liga portuguesa tem melhorado e eu posso trazer a experiência de uma jogadora que já esteve noutros lugares. Já joguei com algumas colegas que encontrei aqui e quero ajudar a alcançar objetivos maiores. Estou aqui para somar no que for preciso e para mostrar o meu trabalho”, explicou a central, contando que foi colega de Joana Marchão em Itália e jogou com Telma Encarnação e Bárbara Santos no Marítimo.

Numa análise ao percurso que a Seleção A em feito, a jogadora destacou "o crescimento sustentado da equipa". "Tenho amigas de outras nacionalidades e toda a gente fala muito bem da Seleção portuguesa. Ano após ano, quanto mais investimento a federação fizer nos campeonatos nacionais, isso levará a Seleção a atingir um nível mundial e a ir mais longe. Estamos no caminho certo", atirou.

A atleta desvalorizou, ainda, os últimos resultados armada lusa na Liga das Nações, vincando a crença de que Portugal está preparado para regressar às vitórias e lutar pela presença no próximo Europeu. “O futebol é o momento. Às vezes temos o controlo do jogo e num deslize acabamos por sofrer. Estamos concentrados em ir buscar vitórias e conseguir o apuramento para o Europeu”, avisou Giovana Maia.

Arranque com 23 jogadoras
Apesar de ter convocado 30 atletas para a dupla jornada de preparação no Estoril, Francisco Neto iniciou os trabalhos na Cidade do Futebol com um lote de 23, que será 'refrescado' após o jogo com a Chéquia.

Inês Pereira, Andreia Faria, Carole Costa, Jéssica Silva, Andreia Jacinto, Fátima Pinto e Lúcia Alves só serão opção para o segundo embate da Equipa das Quinas, com a Coreia do Sul, substituindo as colegas Ana Borges, Catarina Amado, Carolina Mendes, Ana Capeta, Tatiana Pinto, Dolores Silva e Patrícia Morais, que deixam a comitiva nacional depois do encontro com as checas.

As restantes convocadas, incluindo as jogadoras em estreia, serão observadas até ao final do estágio, que antecede a qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, marcada para o início de abril.

Conferência de imprensa esta terça-feira
Para terça-feira, às 11h00, a equipa tem agendado um treino oficial na Cidade do Futebol. No final dessa sessão, pelas 12h30, o Selecionador Nacional e uma joagdora irão fazer a anetvisão do jogo entre Portugal e Chéquia.

Recorde a lista de convocadas: 

Guarda-redes: Bárbara Santos (CS Marítimo), Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga), Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks). 

Defesas: Ágata Pimenta (FC Fleury 91), Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Giovana Maia (Panathinaikos), Inês Maia (Besiktas), Joana Marchão (Servette FC), Lúcia Alves (SL Benfica) e Nelly Rodrigues (Nantes)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Beatriz Fonseca (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Sporting CP), Joana Martins (Sporting CP), Maria Alagoa (Florida State Seminoles), Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC).

Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Ana Dias (sem clube), Carolina Mendes (SC Braga), Jéssica Silva (SL Benfica), Telma Encarnação (CS Marítimo) e Melissa Gomes (Reims).

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

AGENDA MEDIA

 


;
;
19 de Fevereiro 2024
Foto

FPF/Hernâni Pereira

Notícias