Portugal conhece adversários na Liga das Nações
O sorteio da fase de grupos da Liga das Nações 2024/25 realizado, esta quinta-feira, em Paris, determinou que Portugal terá pela frente as congéneres da Croácia, Polónia e Escócia.
Numa cerimónia que contou com as presenças do Presidente da FPF, Fernando Gomes, do Selecionador Nacional, Roberto Martinez e do Diretor da FPF, João Vieira Pinto, Portugal ficou assim a conhecer os adversários da primeira fase que se realizará entre os meses de Setembro e Novembro de 2024.
Os grupos da divisão A ficaram ordenados da seguinte maneira:
Liga A
Grupo 1: Croácia, Portugal, Polónia e Escócia
Grupo 2: Itália, Bélgica, França e Israel
Grupo 3: Países Baixos, Hungria, Alemanha e Bósnia e Herzegovina
Grupo 4: Espanha, Dinamarca, Suíça e Sérvia.

Recorde-se que cada equipa jogará seis vezes - casa e fora - e devido às alterações do formato da competição, implementadas já esta edição, os dois primeiros classificados do grupo qualificam-se para os quartos de final da prova. Os quatro vencedores ds quartos de final jogam a final-four da Liga das Nações.
As equipas vencedoras dos seus grupos terão uma hipótese de jogar o play-off do Mundial 2026, caso não consigam a qualificação por via dos respetivos grupos de qualificação desta prova.
O terceiro classificado jogará um play-off de permanência na divisão A com um dos segundos classificados da Liga B,. O último classificado do grupo tem despromoção automática para a divisão abaixo.
A fase de grupos será jogada entre setembro e novembro; os play-off de permanência/ascensão e quartos de final em março de 2025 e o torneio final entre 4 e 8 de junho.

"Sorteio muito interessante"
O Selecionador Nacional, Roberto Martinez, reagiu assim, em declarações ao Canal 11, ao sorteio de Paris: "Este sorteio dá possibilidade para os nossos adeptos de desfrutarem de seis jogos espetaculares. A Croácia é uma equipa que tem estado nas finais, jogou a Final da Liga das Nações do ano passado, esteve na Final do Mundial 2018 e tem estado sempre bem em Mundiais e Euros… É uma geração de futebol mágico! Quanto à Polónia, uma seleção que tem um ponta-de-lança como Lewandowski tem sempre capacidade para marcar golos. A Escócia tem a melhor geração dos últimos 20 anos, ganhou à Espanha em Hampden. É um sorteio muito interessante”.
Martinez elogiou o novo formato da prova: “É um formato que gosto, permite um torneio que se disputa ao longo de cinco estágios, um período longo e implica mudanças no balneário, o que dá para avaliar momento de forma dos jogadores. É importante para nós. Portugal é o primeiro campeão da competição, temos responsabilidades".