Franscisco Neto: "Merecíamos ficar na Liga A"

Futebol Fem. - Seleção A

Declarações do Selecionador e da internacional portuguesa Tatiana Pinto após o Portugal-França (0-1).

Francisco Neto em discurso direto:

[Aálise ao resultado]: "Acima de tudo, frustrado. Pelo que fizemos, nem o empate merecíamos, quanto mais sair daqui com a derrota. Por aquilo que fizemos na Liga das Nações, que teve momentos muito bons e outros menos bons, criámos e conseguimos competir ao mais alto nível e merecíamos ficar na Liga A. A verdade é que não aconteceu e essa é a maior frustração."

[O golo anulado a Telma Encarnação]: "Não adianta falar sobre ele. Não é hábito falar de arbitragem, porque senão tinha de falar sobre outros jogos. Ao final do dia, tenho de concordar com a Tatiana, quando falamos que as competições no feminino deviam ter o VAR. Dou o exemplo da Liga BPI, que não é profissional, todos os jogos têm VAR. Numa liga amadora, nós já disponibilizamos VAR e faz todo o sentido numa competição internacional haver."

[A atitude da Equipa das Quinas] "A nossa capacidade de competir com as melhores equipas do mundo olhos nos olhos. Em todos os jogos, tivemos muitos momentos em que estivemos por cima dos nossos adversários, tirando o último jogo com a Noruega, o nosso jogo menos conseguido. O lado negativo é não sermos consistentes e o número de oportunidades que não concretizámos. Não fomos competentes para concretizar o que criámos (...). É olhar para a tabela e perceber que quem fica em segundo lugar é uma Áustria que foi inferior a Portugal. Não tivemos medo de ninguém e agora é refletir, e, mais do que regressar mais fortes, é regressar mais preparados."

[Qualificação para o Euro-2025]: "Entraremos brevemente no apuramento para o Europeu'2025, mas a grande ilação é a forma competitiva. A nossa ideia de jogo tem que crescer de forma a que nos consigamos consolidar nestas divisões. Temos de ter um jogo dominante, uma ideia de jogo que potencie as nossas jogadoras dentro daquilo que é o coletivo. Que as novas jogadoras, apoiadas naquelas com mais experiência, consigam crescer dentro deste contexto."

Tatiana Pinto em discurso direto:

[Análise ao resultado]: "Super frustrada depois do jogo de hoje, contra uma das melhores seleções do mundo, olhos nos olhos. A criar as melhores oportunidades do jogo. Sempre por cima. Uma França muito insegura. Infelizmente, um erro da arbitragem tirou-nos a Liga A. A Liga das Nações tem de ter VAR. Não era fora de jogo e tenho a certeza de que esse golo ditaria outro resultado. Muito triste, mas voltaremos, com certeza, mais fortes (...). Quando falamos de igualdade é precisamente neste tipo de coisas. Mais uma vez, o feminino acaba sempre por ser prejudicado. O VAR tem de ser implementado nas grandes competições, assim como no masculino é. Para nós, tem de ser o mesmo e é por isso que temos de continuar a lutar, infelizmente."

[O trajeto luso na Liga das Nações]: "Foi uma Liga das Nações com alguns altos e baixos. Não estivemos no nosso melhor em alguns jogos e assumimos. Hoje, demos uma excelente resposta ao que o jogo pedia, mas temos de pegar no que correu bem, corrigir o que não esteve tão bem e arranjar a nossa melhor versão para colocar Portugal no lugar em que merece estar, que é na Liga A".

 

 


;
;
5 de Dezembro 2023
Foto

André Sanano/FPF

Notícias