Inglaterra mais eficaz

Seleção Sub-21

Portugal perde frente aos ingleses (0-1) nos quartos de final do Europeu Sub-21.

A Seleção Nacional Sub-21 perdeu, este domingo, frente a Inglaterra, por 0-1, nos quartos de final do Europeu, num encontro realizado no Estádio Shengelia.

Um golo solitário de Anthony Gordon, aos 34 minutos, colocou os ingleses na frente. Portugal reagiu na segunda parte, dominou o jogo nesse período e teve algumas situações claras de golo. No entanto, o resultado não viria a sofrer alterações.

RELATÓRIO MEDIA

MEDIA GUIDE

A primeira parte começou a um ritmo morno, mas aos quatro minutos, surgiu o primeiro aviso inglês, com um remate perigoso em zona frontal a sair ao lado da baliza de Celton Biai.

A resposta portuguesa chegou ao minuto 14', com Pedro Neto a obrigar o guardião britânico a uma enorme intervenção.

A partir daí, a Inglaterra, que tinha mais posse de bola, ia criando mais perigo e Celton Biai teve que se aplicar ao minuto 23, sendo que seis minutos depois foi André Amaro a fazer um alívio importantíssimo. Aos 32' a bola de Madueke saiu ao lado.

Os minutos passavam, a Inglaterra já não tinha tanta posse de bola, mas conseguia constantemente criar perigo, sempre que a tinha nos pés. Esse perigo viria a dar frutos ao minuto 34', com Gordon a aparecer em posição frontal e a não dar hipóteses de defesa para o guardião português. 

Até ao intervalo, Tiago Dantas teve uma boa oportunidade para igualar a contenda, mas o remate saiu bloqueado, no meio das muitas pernas inglesas presentes na grande área.

A segunda metade começou com uma jogada de perigo para Portugal, com Paulo Bernardo - entrado para substituir Samu Costa - quase a fazer o empate, após alguns ressaltos na área.

Portugal aparecia dominador para a segunda parte e o jogo era passado, sobretudo, no meio-campo defensivo da Inglaterra. Aos 52' mais uma boa oportunidade, mas Trafford negou o golo, uma vez mais, a Pedro Neto. Aos 56', foi Francisco Conceição a atirar por cima.

As oportunidades sucediam-se e aos 59' foi Paulo Bernardo a estar muito perto do golo, com um cabeceamento subtil. 

O domínio de Portugal era absoluto e o golo já era mais do que justificado. Ao minuto 72, o cabeceamento do recém-entrado Henrique Araújo bateu na barra da baliza adversária. Aos 76' foi Paulo Bernardo novamente a testar os reflexos a Trafford.

Até ao término do encontro, Portugal tentou mas não conseguiu marcar. A Inglaterra levava a melhor, num encontro com resultado claramente injusto, em prejuízo da formação portuguesa. 

Confira as informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Quartos de final do Campeonato da Europa Sub-21 2023
Estádio Shengelia

Árbitro: Rade Obrenovič (Eslovénia)
Árbitros assistentes: Grega Kordež (Eslovénia) e Aleksandar Kasapovič (Eslovénia)
Quarto árbitro: Duje Strukan (Croácia)
VAR: Paolo Valeri (Itália)
AVAR: Maurizio Mariani (Itália)

INGLATERRA 1-0 PORTUGAL (1-0 ao intervalo)

INGLATERRA (11 inicial): James Trafford, Max Aarons (Ben Johnson, 74'), Levi Colwill, Taylor Harwood-Bellis - Cap., Morgan Gibbs-White, Jacob Ramsey (Emile Smith-Rowe, 67'), Anthony Gordon, James Garner, Curtis Jones, Angel Gomes (Oliver Skipp, 80') e Noni Madueke (Cole Palmer, 74').
Suplentes não utilizados: Josh Griffiths, Carl Rushworth, Luke Thomas, Jarrad Branthwaite, Charlie Cresswell, Thomas Doyle, Harvey Elliott, Cameron Archer.
Treinador: Lee Carsley
Golos: Gordon (35')
Disciplina: cartão amarelo para Max Aarons (51'), a Ben Johnson (79') e a James Trafford (85')

PORTUGAL (11 inicial): Celton Biai, Zé Carlos, André Amaro, Alexandre Penetra, Nuno Tavares, Samuel Costa (Paulo Bernardo, int.), Tiago Dantas - Cap., João Neves, Pedro Neto (Vitinha, 90'), Francisco Conceição (Diego Moreira, 87') e Fábio Silva (Henrique Araújo, 65').
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Francisco Meixedo, Leonardo Lelo, Bernardo Vital, Tomás Araújo, Vasco Sousa, Afonso Sousa, André Almeida.
Treinador: Rui Jorge
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo para Zé Carlos (83')


;

Notícias