Estamos nos quartos de final!

Seleção Sub-21

A Equipa das Quinas vence a Bélgica por 2-1 e segue em frente na competição.

A Seleção Nacional Sub-21 garantiu, esta terça-feira, a presença nos quartos de final do Europeu, ao vencer a Bélgica, por 2-1, e ao aproveitar o empate dos Países Baixos frente à Geórgia (1-1). A partida realizou-se no Estádio Meskhi.

Com esta conjugação de resultados, a Geórgia passa em primeiro lugar, com cinco pontos, mais um que Portugal, que terminou esta fase de grupos na segunda posição. Países Baixos, com três, e Bélgica, com dois, foram eliminados da competição. 

Nos "quartos", a formação portuguesa vai enfrentar Inglaterra, vencedora do Grupo C, em jogo agendado para o próximo domingo.

MEDIA GUIDE

No que ao filme do jogo diz respeito, o encontro começou a um ritmo alucinante e aos dois minutos já qualquer uma das equipas podia ter aberto o marcador, tendo cada uma registado uma oportunidade soberana. Openda atirou ao poste e Celton Biai, com uma grande intervenção, negou aquele que seria o primeiro da Bélgica, na recarga. O lance prosseguiu com contra-ataque para Portugal e Pedro Neto obrigou o guardião adversário a uma excelente intervenção. 

Oito minutos depois, foi Fábio Silva a aparecer isolado na grande área e a rematar para mais uma grande oportunidade da Seleção Nacional. Mais uma vez, o guardião belga levou a melhor. 

As oportunidades para Portugal sucediam-se e, ao minuto 15, foi Samu Costa a ver o seu cabeceamento na pequena área ser desviado para canto, por um defesa belga. Ainda se gritou golo, no Estádio Meskhi.

Apesar do maior domínio português, a Bélgica não deixou de procurar a baliza adversária e, aos 24 minutos, Celton Biai é obrigado a mais uma enorme defesa, desta feita a negar o golo a Balikwisha.

Até ao intervalo, não houve muito mais ação junto das balizas de ambas as formações. Portugal dominou grande parte da primeira parte, com a Bélgica a crescer de rendimento com o passar dos minutos. No entanto, acabou mesmo por ser a Equipa das Quinas a dispor de mais situações de golo. 

A segunda parte começou com nova grande oportunidade de golo para Portugal. Na sequência de um pontapé de canto, João Neves desvia ao primeiro poste e Fábio Silva, com tudo para inaugurar o marcador, quis ser demasiado altruísta e quis passar em vez de arriscar o golo. O passe acabou por sair para os pés de um adversário que conseguiu aliviar a bola.

Tanto domínio e insistência, teriam que se traduzir em golos, o que aconteceu ao minuto 57'. Incursão pela esquerda de Fábio Silva, a bola é desviada para a entrada da área onde surge João Neves, em posição frontal. O médio da Equipa das Quinas com remate soberbo, sem deixar a bola cair, faz um verdadeiro golaço e adianta Portugal no marcador.

A Bélgica reagiu e fez entrar dois atletas de uma só vez. A substituição daria efeitos logo alguns minutos depois, com Yorbe Vertessen a reestabelecer a igualdade com um cabeceamento ao primeiro poste. 

O resultado não servia à Equipa das Quinas, pelo que Portugal era obrigado a arriscar novamente no ataque. Aos 73 minutos quase se gritou golo de Portugal uma vez mais, noutro grande momento de futebol. O remate de bicicleta de Samuel Costa acabou por sair ligeiramente ao lado da baliza belga. 

Também a Bélgica procurava mais do jogo e ao minuto 78', Vertessen esteve perto do bis, mas o remate frontal saiu por cima.

Os minutos passavam e cada vez ficava mais difícil a tarefa portuguesa. Era necessário um golo e pedia-se inspiração lusa... ou desinspiração belga. Foi isso que aconteceu. Após um corte defeituoso dentro da grande área, Zeno Debast comete falta sobre Henrique Araújo e o árbitro assinala sem dúvida para a marca de grande penalidade. Decorria o minuto 89'. Tiago Dantas, capitão de equipa, assume a marcação, sabendo que tinha nos seus pés o destino da Seleção Nacional no Europeu, até porque no outro jogo do grupo, o resultado era favorável para Portugal. De braçadeira no braço e número seis nas costas, o médio corre para a bola e esta só pára no fundo das redes da baliza belga. Explosão de alegria no relvado e nas bancadas, por parte dos adeptos portugueses. Portugal marcava, colocava justiça no marcador e vencia a partida, o que significava a passagem à fase seguinte, fruto do empate entre Geórgia e Países Baixos.

Estamos nos quartos de final! Que venha a Inglaterra.

Pedro Neto eleito o melhor jogador em campo

Pedro Neto, camisola 7 da Seleção Nacional, foi eleito o melhor jogador em campo pela UEFA. O extremo alinhou os 90 minutos e esteve em grande plano na vitória da Equipa das Quinas.

Confira as informações do encontro:

FICHA DE JOGO
3.ª jornada do Grupo A do Campeonato da Europa Sub-21 2023
Estádio Meskhi

Árbitro: Willy Delajod (França)
Árbitros assistentes: Erwan Finjean (França) e Cyril Mugnier (França)
Quarto árbitro: Espen Eskas (Noruega)

PORTUGAL 2-1 BÉLGICA (0-0 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Celton Biai, Zé Carlos, André Amaro, Alexandre Penetra, Nuno Tavares, Samuel Costa (Paulo Bernardo, 78'), Tiago Dantas - Cap., João Neves (André Almeida, 68'), Pedro Neto, Francisco Conceição (Diego Moreira, 61') e Fábio Silva (Henrique Araújo, 68').
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Francisco Meixedo, Leonardo Lelo, Bernardo Vital, Tomás Araújo, Vasco Sousa, Afonso Sousa e Vitinha.
Treinador: Rui Jorge
Golos: João Neves (57') e Tiago Dantas (89')
Disciplina: cartão amarelo a Tiago Dantas (30') e a André Amaro (59').

BÉLGICA (11 inicial): Maarten Vandevoordt, Hugo Siquet, Zeno Debast, Koni De Winter, Maxim De Cuyper, Aster Vranckx - Cap., Charles De Ketelaere, Eliot Matazo (Nicolas Raskin, 61'), Largie Ramazani (Yorbe Vertessen, 61'), Loïs Openda e Michel-Ange Balikwisha.
Suplentes não utilizados: Senne Lammens, Maxime Delanghe, Louis Patris, Ameen Al-Dakhil, Mandela Keita, Ignace Van Der Brempt, Ewoud Pletinckx, Arne Engels, Olivier Deman, Anthony Descotte.
Treinador: Jacky Mathijssen
Golos: Yorbe Vertessen (65')
Disciplina: cartão amarelo a De Winter (14'), a De Cuyper (70'), a Zeno Debast (87'), a Maarten Vandevoordt (88') e a Nicolas Raskin (90+6').


;

Notícias