Vitória diante da Roménia

Seleção Sub-21

Triunfo por 2-0, no primeiro de dois jogos de preparação da Equipa das Quinas.

VEJA AQUI AS MELHORES IMAGENS

A Seleção Nacional sub-21 venceu, esta sexta-feira, por 2-0, a sua congénere da Roménia, no primeiro de dois ensaios para o Campeonato da Europa.

Em Bucareste, Afonso Sousa (24') e Pedro Neto (36') apontaram os golos da vitória de Portugal, que dominou o encontro do início ao fim. 

RECORDE AQUI AS INDICÊNCIAS DA PARTIDA 

A partida iniciou com Portugal a ter mais bola, a jogar mais subido no terreno e a procurar, sempre que possível, perfurar a organização defensiva romena. O primeiro sinal de perigo surgiu à passagem dos 22 minutos, com Francisco Conceição a atirar forte à malha lateral. 

Apesar da oportunidade desperdiçada, não se esperou muito mais para se assistir ao inaugurar do marcador. Pedro Neto trabalhou bem no flanco esquerdo, entrou na área e deu curto para Afonso Sousa, isolado e em boa posição de remate. O camisola 10 ajeitou a bola e disparou forte e colocado, em arco, fazendo um golo de belo efeito. 

Portugal continuou a insistir na chegada ao golo e as redes estiveram perto de voltar a abanar ao minuto 31. Num contra-ataque exímio, Francisco Conceição serve Henrique Araújo que, depois de ter tirado um adversário da frente, atirou a rasar a barra. 

As redes voltaram a abanar cinco minutos depois, em mais um golaço da turma portuguesa. Tomás Araújo lançou Pedro Neto na esquerda, o número 7 da Equipa das Quinas levou a bola pelo flanco, partiu para o lance individual e, à entrada da área, rematou em arco, sem hipóteses de defesa para o guardião adversário. Um disparo em muito semelhante ao do primeiro golo.

Para a segunda metade, o Selecionador Nacional Rui Jorge operou oito alterações, mas a tendência do jogo não se alterou, apesar de a Roménia ter aparecido mais atrevida no ataque, como comprova o remate às malhas laterais da baliza de Samuel Soares, ao minuto 55.

A primeira grande oportunidade da segunda parte, para Portugal, apareceu ao minuto 57', com Fábio Silva a atirar de cabeça, por cima, após um grande cruzamento de Fábio Vieira.

Quatro minutos depois, foi Vitinha a atirar um cabeceamento ao lado, depois de uma bola cruzada por Nuno Tavares. O minuto 67 foi também de muito perigo criado por Portugal. André Almeida, na sequência de um canto remata forte para uma defesa do guardião romeno. 

Até ao final do encontro, a Equipa das Quinas ia criando perigo, mas não conseguiu materializar em mais golos a supremacia apresentada. Triunfo por 2-0 no primeiro encontro de preparação deste estágio, num bom teste para o Europeu.

A Seleção Nacional sub-21 voltará a Portugal este sábado, já depois de um treino matinal na capital romena. A saída de Bucareste está agendada para as 14h30 e a chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro acontecerá pouco depois das 22h00, após um período de escala em Frankfurt. 

André Almeida, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

“Acho que dominámos o encontro e só nos últimos minutos eles conseguiram sair da pressão. No geral, valeu pelo jogo de equipa. Foi um bom teste de preparação para o próximo jogo.

Na primeira parte, tivemos mais controlo sobre o jogo e o adversário, em posse. Criámos oportunidades. Na segunda, também, mas não conseguimos marcar.

Ainda não analisámos a Noruega. Não sei se é mais forte ou não do que a Roménia, mas penso que sim. Vai ser um bom teste para nos prepararmos para o Europeu e ganhar cada vez mais confiança, que é o nosso objetivo.”

Alexandre Penetra, jogador da Seleção Nacional, em discurso direto:

“Acho que aproveitei bem a oportunidade. No geral, a equipa fez um bom jogo. Quando somos chamados à seleção, temos de aproveitar todas as oportunidades.

Na primeira parte, conseguimos ter mais bola, a Roménia não subiu tanto as linhas. Na segunda, pressionou mais alto, dificultou. Mas fizemos um bom jogo.

Penso que tivemos bons momentos e é isso que treinámos, a nossa qualidade. Temos de fazer mais vezes isto”.

Rui Jorge, Selecionador Nacional, em discurso direto:

"Tivemos momentos brilhantes na primeira parte, mesmo muito bons. Fizemos tudo o que queríamos para o jogo. Velocidade tremenda na circulação de bola, profundidade para a baliza adversária, tudo nos momentos certos. É muito isso que queremos para o nosso jogo.

Na segunda parte, não foi fácil manter o jogo equilibrado. Acredito que podíamos ter feito mais qualquer coisa. Houve um momento em que a bola andava de um lado para o outro. Apesar de [os romenos] não terem criado grandes oportunidades, não quero isso com um resultado em 2-0. Ainda assim, não deixámos de ter bons momentos, criar duas situações.

O próximo desafio é com a Noruega, uma seleção com um nível de jogo muito bom, muito idêntico ao nosso na forma de pensar o jogo. Tem muito bons executantes técnicos, vai ser um desafio muito interessante. Vão criar-nos outras dificuldades que hoje não tivemos. Espero um estádio com muita gente para um ótimo jogo."

Confira as principais informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Jogo de preparação
Steaua Stadium

Árbitro: Sorin Costreie
Árbitros assistentes: Florian Visan e Mihaita Necula
Quarto árbitro: Stefan Neculcea

ROMÉNIA 0-2 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

ROMÉNIA (11 inicial): Mihai Popa, Alexandru Țirlea (Alexandru Pantea, int.), Bogdan Racovițan, Jovan Markovic (Daniel Bîrligea, int.), Alexi Pitu (Constantin Grameni, 83'), Vladimir Screciu -Cap., Victor Dican (Mihai Lixandru, 84'), Marius Corbu, David Miculescu, Andres Dumitrescu (Valentin Ticu, 87') e Vlad Pop (Dragoș Albu, int.).
Suplentes: Stefan Târnovanu, Andrei Gorcea, Marco Ehmann, Alexandru Ișfan, Claudiu Petrila, Rareș Ilie e Ștefan Baiaram .
Treinador: Emil Sandoi
Golos: nada a assinalar.
Disciplina: nada a assinalar.

PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Pedro Malheiro (André Almeida, int.), Alexandre Penetra, Tomás Araújo, Leonardo Lelo (David Costa, int.), Samuel Costa (Fábio Vieira, int.), Dani Silva (Nuno Tavares, int.), Afonso Sousa (Tiago Dantas, int.), Francisco Conceição (Fábio Silva, int.), Pedro Neto (Tomás Esteves, int.) e Henrique Araújo (Vitinha, int.). 
Suplentes: Gonçalo Tabuaço e Vasco Sousa. 
Treinador: Rui Jorge
Golos: Afonso Sousa (24') e Pedro Neto (36')
Disciplina: cartão amarelo a Pedro Neto (21')


;

Notícias