Seleção A Futsal Feminino

Portugal vai lutar pelo terceiro lugar

Futsal Fem. - Seleção A

Equipa das Quinas perdeu por 3-2 com a Espanha nas meias-finais do Europeu Feminino de Futsal.

Portugal perdeu com a Espanha esta sexta-feira, por 3-2, nas meias-finais do terceiro Europeu Feminino de Futsal, disputado em Debrecen, na Hungria.

FOTOGALERIA

Com este resultado, a formação comandada por Luis Conceição vai lutar, no domingo, pelo terceiro lugar, enfrentando a equipa vencida na outra meia-final, a Hungria. A partida entre portuguesas e magiares passará em direto na RTP1 e no Canal 11.

Carla Vanessa marca golo mais rápido das fases finais femininas
Cerca de 21 segundos tinham passado desde o começo da meia-final frente à Espanha, quando Carla Vanessa abriu o marcador para Portugal. Após uma jogada na esquerda de Cátia Morgado, a pivô fez um desvio certeiro, apanhando de surpresa a guarda-redes espanhola e consguiindo o golo mais rápido da história em fases finais de Europeus Femininos de Futsal.

O feito da jogadora do Nun'Álvares deixou ao rubro as dezenas de adeptos portugueses que animaram as bancadas da Fönix Arena, e que não se cansaram de demonstrar o seu apoio à Equipa das Quinas, com o recurso a um bombo e a vuvuzelas.

Espanholas reagem antes do intervalo
Em consequência da pressão inicial a que foi sujeita, a Espanha procurou jogar no erro da armada lusa e a estratégia resultou, pois conseguiu aproveitar uma bola perdida por uma internacional portuguesa em zona proibida para empatar. Luci estava atenta e rematou a contar.

Com tudo igual no marcador, as espanholas passaram a atacar mais, e com mais intensidade. E conseguiram colocar-se em vantagem na sequência de uma bola parada. Noelia não perdoou na hora de rematar.

Janice remata aos ferros no começo do segundo tempo
O segundo tempo começou com Portugal mais atrevido, a mostrar vontade de dar a volta ao resultado. Após uma jogada de insistência, a formação lusa esteve muito perto de empatar o jogo, com Janice a atirar ao poste da baliza defendida pela espanhola Silvia.

Do céu ao inferno num minuto
Aos 27 minutos, Carla Vanessa bisou na partida após uma recuperação de Cátia Morgado e uma assistência da capitã Ana Azevedo. A festa lusa foi grande, no entanto durou apenas um minuto: seguiu-se, logo depois, um mau passe das portuguesas e a espanhola Irene Córdoba apareceu para faturar, deixando a Espanha novamente por cima.

Ana Catarina fez-se notar
A Equipa das Quinas ainda foi em busca do empate que levasse o jogo a prolongamento, sem êxito. Mesmo nos momento em que partiu em 5x4, o marcador não se alterou. Pelo meio, a guarda-redes Ana Catarina Pereira fez-se notar com um algumas intervenções de nível superior. 

O jogo de atribuição do terceiro lugar está marcado para domingo, às 17h00 locais (16h00 em Portugal continental).

O Selecionador Nacional Luís Conceição em discurso direto:
"Simplesmente não podemos cometer tantos erros como os que cometemos hoje quando estamos a enfrentar uma Espanha numa meia-final de um Campeonato da Europa. Isso simplesmente não funciona, não há margem para errar. Melhorámos na segunda parte e conseguimos fazer o 2-2, mas depois cometemos outro erro que nos fez sofrer o terceiro golo. Agora vamos levantar a cabeça e pensar no encontro que temos pela frente. Temos uma medalha [de bronze] para conquistar".

Ana Azevedo, capitã de Portugal, em discurso direto:
"Dói muito voltar a perder contra a Espanha e é muito difícil encontrar palavras para falar agora o que sentimos. É verdade que cometemos alguns erros que nos custaram muito caro, mas isso faz parte do jogo e acredito que demos tudo o que tínhamos para obter um resultado diferente."

FICHA DE JOGO 

Meias-finais do EURO 2023 de Futsal Feminino
Fönix Arena, Debrecen (Hungria)

Primeiro árbitro: Dejan Veselic (Eslovénia)
Segundo árbitro: Mislav Dzko (Croácia)
Terceiro árbitro: Mariia Glekova (Israel)
Cronometrista: Dominykas Norkus (Lituânia)

ESPANHA 3-2 PORTUGAL (2-1 ao intervalo)

ESPANHA (Cinco inicial): Silvia, Laura Córdoba, Irene Samper, Peque - Cap., e Irene Córdoba.
Suplentes não utilizadas: Marta (GR). Jogaram ainda: Noelia, Melli, Mayte, Luci, Ale de Paz, Antia, Dany e Maria Sanz.
Treinador: Claudia Pons
Golos: 1-1 por Luci (8'), 2-1 por Noelia (13'), 3-1 por Irene Córdoba (28')
Disciplina: amarelo mostrado a Laura Córdoba (10') e Ale de Paz (37')

PORTUGAL (Cinco inicial): Ana Catarina (GR), Carla Vanessa, Cátia Morgad, Ana Azevedo - Cap. e Pisko.
Suplentes não utilizadas: Marta Costa (GR). Jogaram ainda: Inês Matos, Inês Fernandes, Fifó, Janice Silva, Sara Ferreira, Carol, Raquel Santos e Lídia Moreira. 
Treinador: Luís Conceição
Golos: 1-0 por Carla Vanessa (21 segundos), 2-0 por Carla Vanessa (27')
Disciplina: amarelo mostrado a Inês Fernandes (3'), Janice (24'), Cátia Morgado (36')

 


;

Notícias