Portugal já está no Mundial!

Futebol Fem. - Seleção A

Triunfo por 2-1 frente aos Camarões deixa a Equipa das Quinas, pela primeira vez, na fase final de um Campeonato do Mundo.

Portugal já tem o passaporte e o carimbo oficial para disputar o Mundial Feminino, depois de vencer os Camarões por 2-1 nesta quarta-feira, na Final do Playoff intercontinental que decorreu em Hamilton, na  Nova Zelândia. 

Numa partida em que Diana Gomes marcou na primeira parte e Carole fatura no final da segunda, na transformação de uma grande penalidade, a Equipa das Quinas dominou quase sempre as operações e mostrou-se competente para alcançar o objetivo final.

VEJA AQUI A FICHA DE JOGO

A primeira ameaça lusa chegou aos três minutos, num remate de Kika Nazareth ao poste, a justificar a entrada intensa e veloz da armada lusa, que se colocou ao ataque logo nos instantes iniciais da partida.

Já o golo chegou com naturalidade aos 22 minutos, num remate certeiro da central Diana Gomes, após novo tiro de Kika Nazareth aos ferros, desta feita na sequência de um livre.

No segundo tempo, Portugal voltou a criar mais oportunidades que as camaronesas e Andreia Norton esteve muito perto de marcar, disparando um 'míssil' à barra, a mais de 30 metros da baliza. Mas a equipa lusa só viria a marcar novamente no final da partida, já depois de os Camarões empatarem o jogo aos 89 minutos - depois de uma perda de bola, Ngock colocou a bola em Ajara Nchout, que, já na área, trabalhou bem e rematou junto ao poste esquerdo.

Com o tempo a esgotar-se, a esperança lusa reacendeu-se quando Diana Silva viu Andreia Jacinto na área e esta viu o seu remate travado pelo braço de Estelle Johnson. Foi assinalado penálti quatro minutos após os 90 e Carrole Costa, que, com grande calma, converteu-o com êxito, colocando a bola rasteira junto ao poste esquerdo da baliza de Biya.

Com o triunfo desta quarta-feira, Portugal fez história e vai juntar-se no Grupo E do Mundial aos Países Baixos (jogo em 23 de julho), vice-campeões no último Campeonato do Mundo, Vietname (27 de julho) e os campeões Estados Unidos (01 de agosto).

A fase final do Mundial vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Já depois de terminada a partida, em plena festa portuguesa na Nova Zelândia, a FIFA atribuiu a Tatiana Pinto o prémio de Melhor Jogadora (Player of the Match) do encontro Portugal-Camarões.  

 

 


;
;
22 de Fevereiro 2023
Foto

Hernâni Pereira/FPF