Portugal entra a ganhar

Seleção A

Triunfo por 3-2 sobre o Gana deixa a Equipa das Quinas na frente do Grupo H.

Portugal iniciou a sua participação no Mundial com uma vitória frente ao Gana, por 3-2, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo H, disputado no Estádio 974, em Doha. Desde 2006 que a armada lusa não alcançava um triunfo no jogo de estreia no Campeonato do Mundo.

FOTOGALERIA

Cristiano Ronaldo, aos 65 minutos, na transformação de uma grande penalidade, João Félix, aos 78, e Rafael Leão, aos 80, apontaram os golos da Equipa das Quinas, enquanto André Ayew, aos 73, e Osman Bukari, aos 89, marcaram para os africanos.

Com este resultado, a equipa portuguesa lidera o seu agrupamento, com três pontos, à frente da Coreia do Sul e do Uruguai, que empataram sem golos ao início da tarde. O Gana ocupa a última posição, sem qualquer ponto conquistado.

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DO JOGO

(RE)VEJA AQUI AS PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

A Seleção Nacional pressionou cedo o Gana, com muita posse de bola, a ultrapassar os 60 por cento, e com Otávio, Bruno Fernandes e Rúben Neves a lançarem o pânico nos domínios dos africanos. 

Perto do intervalo, João Félix e Cristiano Ronaldo criaram muito perigo, mas sem efeitos práticos no marcador.

O segundo tempo começou com o ganês Kudus a testar os reflexos de Diogo Costa, mas pouco tempo depois, o capitão de Portugal ganhou uma grande penalidade, que lhe permitiu abrir o marcador e bater mais um recorde, tornando-se no primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de Mundiais.

O Gana não baixou os braços e foi em busca do empate, que alcançou oito minutos depois, numa iniciativa do seu capitão, André Ayew. No entanto, a resposta lusa chegou pouco tempo depois, com João Félix a dar a melhor sequência a um passe magistral de Bruno Fernandes.

Galvanizados pela vantagem, os internacionais portugueses foram para cima da equipa do Gana e garantiram mais um golo, com assinatura de Rafael Leão, e após nova assistência de Bruno Fernandes.

A vencer por 3-1, e já com Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix fora do relvado, Portugal viu Osman Bukari a reduzir o prejuízo ganês, a um minuto dos 90.

 


;
;
24 de Novembro 2022
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias