Fernando Santos: "Esta seleção joga sempre para ganhar"

Seleção A

Selecionador Nacional e Danilo fizeram a antevisão da partida frente à Espanha.

A Selecão Nacional realizou, esta segunda-feira, no campo de treinos do SC Braga, o último treino antes do encontro frente à Espanha a disputar, esta terça-feira, às 19h45, no Estádio Municipal de Braga. 

Com todos os os jogadores à disposição durante o apronto da manhã, Fernando Santos fez, posteriormente, acompanhado do internacional Danilo, a habitual conferência de imprensa de antevisão da partida. 

Fernando Santos em discurso direto:

"À terceira é de vez. Não muda nada. Vivemos sempre neste andar... há três dias tínhamos de ganhar os dois jogos porque a Espanha ia ganhar. Mas isto é normal. Eu pedi foco. O que quero é que os jogadores se foquem para lutarmos pela vitória. Se nos focarmos bem, perante qualquer adversário, com mais ou menos nome, estamos mais perto de chegar onde queremos. Quando nos focamos menos em nós próprio, não no egocentrismo, achando que nós é que somos bons, mas sim com humildade, de saber que o que temos de fazer, estamos mais perto de vencer. Não tanto na questão do resultado. O jogo depois o dirá. Em qualquer jogo é assim. Não vou chegar à palestra e dizer que vamos jogar assim ou assado porque temos dois resultados. Vamos jogar como jogamos sempre".

"Importa a Portugal focar-se naquilo que tem que fazer nos vários momentos do jogo, quando temos que defender, atacar e nas bolas paradas. O que interessa é que os jogadores saibam aquilo que têm de fazer. Sabemos, obviamente, que a Espanha é uma grande equipa mas isso a única coisa que nos dá é respeito, não no sentido de subserviência. Temos de fazer bem aquilo que temos de fazer."

"Questões físicas não temos. Felizmente, a única questão era o Danilo, que pediu ele próprio para sair. Sofreu uma pancada. O único que estava em dúvida era o João Félix, mas ele tem treinado bem e não apresenta limitação. Tenho 25 jogadores para utilizar, muitos vão ficar de fora, mas não posso dizer nada. É a lei do futebol. O mote do selecionador para os jogadores tem que ver com a convocatória, não com quem joga. Mostro confiança quando os convoco. Só os convoco na base da certeza de que têm capacidade para cumprir. O que não posso fazer é pô-los a jogar a todos, porque isso não é possível"

"Não há mecanismo de defesa contra a pressão. Como é que vamos usar um mecanismo? A lei humana não é a lei da robótica. Isto é uma lei humana, tem a ver com o pensamento e reação humana, essas coisas não são controláveis. Temos é de estar concentrados."

"O que significa chegar à final-four? Motivação. Chegar a uma fase final é motivante. Agora, pressão? Acham que podemos ter mais pressão do que já temos? Estes jogadores jogam sempre para ganhar, para serem campeões. Esta seleção joga sempre para ganhar".

"Espero uma Espanha igualzinha àquilo que é, não muda nada. Toda a gente conhece a Espanha, há 20 anos que joga da mesma forma. É uma equipa de posse, de pressão, que reage bem à perda da bola. Têm uma matriz clara da forma como jogam. Não temos de estar preocupados com a Espanha, temos de respeitar a Espanha assim como respeitamos todos os adversários. Temos de estar focados em nós."

Danilo em discurso direto

"Ouvi as declarações do míster. É um homem que dá confiança. Dá-nos muita liberdade para acreditar e para assimilar as ideias que tem para nos incutir. Acho que esse é o ponto forte do que temos feito desde a sua chegada. Confiando no que diz e tendo a certeza de que está certo, podemos atingir coisas muito grandes."

"Espero a Espanha ofensiva. Uma equipa com ideias assimiladas e uma ideia que toda a gente conhece. Temos dois resultados possíveis, mas isso não nos impede de apontar ao resultado que nos interessa, que é ganhar e passar. Tendo dois resultados possíveis isso não nos vai impedir de nos focarmos na vitória."

"Portugal é sempre uma seleção que tem jogadores de muita qualidade. Obviamente que não vão surgir sempre grandes jogadores em todas as posições, mas já aparecem nomes com bastante qualidade. Acerca do Djaló, é um miúdo que está a crescer bem no Lille, tem muita capacidade, tem feito muitos jogos e tendo a sua oportunidade, vai provar que merece estar aqui."

 


;

Notícias