Seleção A Futsal

Tomás Paçó: "Temos de estar no nosso melhor nível"

Futsal - Seleção A

O fixo fez a antevisão ao jogo frente ao Paraguai.

A Seleção Nacional de Futsal prosseguiu, esta terça-feira, a preparação para o arranque da Finalíssima, prova da UEFA/CONMEBOL, que se disputa entre 15 e 18 de setembro, juntamente com Argentina, Espanha e Paraguai. A formação portuguesa cumpriu uma dupla sessão de treinos (pela manhã no Centro do Racing Club e pela tarde no Cenard Hall).

FOTOGALERIA

O primeiro encontro da Equipa das Quinas (bicampeã europeia) será diante do Paraguai (finalista vencido da Copa América), a 15 de setembro, pelas 17h00 locais (21h00 de Portugal Continental). No mesmo dia, Espanha (chamada para substituir a vice-campeã europeia Rússia) enfrenta a Argentina (vencedora da Copa América). A partida está agendada para as 19h45 locais (23h45 de Portugal Continental). 

A 18 de setembro disputa-se a final (16h45 locais; 20h45 de Portugal Continental) e o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar (14h00 locais; 18h00 de Portugal Continental).

Tomás Paçó, internacional português de 22 anos, considera que a criação deste tipo de provas ajuda no desenvolvimento do futsal: "É um bom torneio para que a modalidade continue a crescer. Começar a temporada logo com um título em disputa é muito positivo. Se queremos que a modalidade seja olímpica, quanto mais competições deste nível houver mais perto estaremos desse objetivo", começou por dizer.

O jogador português ainda falou sobre o estado de espírito do grupo: "Estamos muito focados nos nossos objetivos e na preparação até ao primeiro jogo. Respeitamos os nossos adversários e sabemos claramente que as quatro equipas partem ao mesmo nível", acrescentou.

Relativamente ao Paraguai, o fixo fez uma análise clara, apontando para os jogos de preparação realizados em setembro de 2021, em Viseu: "É uma equipa muito aguerrida, com aquele ADN sul-americano. São muito focados no seu jogo, acreditam em cada lance até à última. São uma equipa organizada e com qualidade técnica. Temos de estar mesmo no nosso melhor nível para conseguirmos sair vitoriosos deste primeiro jogo", revelou.

Para contrariar essa virtude sul-americana, Tomás Paçó considera que Portugal tem de manter a sua intendidade: "A nossa equipa também tem essa intensidade e a capaciade de lutar até ao fim e disputar cada bola como se fosse a última. É importante mantermos as nossas ideias de jogo e a nossa identidade. Respeitamos muito todos os adversários, mas queremos ter sucesso nesta prova. Em primeiro lugar, temos de superar o Paraguai, depois logo se pensa no outro adversário. Será um jogo muito exigente", reiterou.

ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);

Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (FC Barcelona) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Universal: Erick (Sporting CP);

Alas: Pany (Sporting CP), Bruno Coelho (SL Benfica), Mário Freitas (AD Fundão) e Silvestre (SL Benfica);

Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);

Pivô: Zicky (Sporting CP) e Hugo Neves (Sporting CP)

Programa da Seleção Nacional:

14 de setembro | quarta-feira
11h30: Treino 
15h00: Conferência de Imprensa com Selecionador Nacional + jogador a designar
15h30: Treino Oficial - Pavilhão Parque Roca

15 de setembro | quinta-feira
17h00: PORTUGAL x PARAGUAI - Pavilhão Parque Roca

16 de setembro | sexta-feira
18h00: Treino - Pavilhão Racing Club de Futsal

17 de setembro | sábado
18h00: Treino - Pavilhão Racing Club de Futsal

18 de setembro | domingo
Jogo a definir - Pavilhão Parque Roca

19 de setembro | segunda-feira
12h40: Partida para Madrid

20 de setembro | terça-feira
06h05: Chegada a Madrid
07h20: Partida para Lisboa
07h45: Chegada a Lisboa

*Horas locais. Na Argentina são menos quatro horas que em Portugal Continental.
Em Espanha é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
13 de Setembro 2022
Foto

FPF

Notícias