O desporto na escola e a importância da atividade física

Football Talks

Convidados discutiram sobre a falta de uma rotina desportiva em Portugal.

“Desporto escolar universitário, recreação e lazer” foi o tema debatido em mais um painel do Football Talks, evento que vai ocorrendo na Cidade do Futebol até ao final da tarde desta terça-feira. Inês Fernandes (jogadora internacional de futsal), João Ribeiro (INATEL), Jorge Pinto (Associação de Futebol Amador de Penafiel), Manuel Veloso (federação de desporto universitário) e Rui de Carvalho (Coordenador Nacional do Desporto Escolar) reuniram-se para abordar a necessidade de uma cultura com “possibilidade de desporto para todos". 

Foi destacada pelos intervenientes a necessidade de uma rotina de atividade física para todas as idades, com “um horário reservado para a prática de desporto". A “carência de infraestruturas” e a “falta de dirigentes voltados para o futebol amador” foram também motivos de preocupação por parte do painel, com um alerta deixado por Rui de Carvalho, considerando que "o trabalho em conjunto do desporto escolar com a Federação tem de ser contínuo". 

Ainda assim, foi destacada a qualidade de formação de atletas em Portugal, que torna o país numa referência a nível mundial. As perspetivas para o futuro são positivas, com João Ribeiro a alertar para a necessidade de um “apoio aos clubes amadores”, sendo esta uma medida importante para dar o próximo passo dentro deste ramo. 

Como remate final, Inês Fernandes alertou para necessidade de regressar à evolução que estava a decorrer antes da pandemia: "Temos de voltar a seguir o percurso que seguíamos até 2019, quando havia um aumento de atividade desportiva."

Consulte aqui o programa completo do Football Talks 2022


;

Notícias