A importância do equilíbrio mental nos Esports

Football Talks

Nova modalidade tem vindo a ganhar mais destaque nos últimos anos.

A Casa dos Atletas (unidade de alojamento da Cidade do Futebol, em Oeiras) recebeu nesta segunda-feira um painel de três convidados, para debater o tema “Esports: oportunidade ou ameaça?”. Em mais uma sessão do Football Talks 2022, Francisco Cruz (Selecionador Nacional de Futebol Virtual), Ivone Patrão (Docente no ISPA e investigadora) e Mats Theie Bretvik (Gestor de eventos e competições eFootball na FIFA) reuniram-se para falar acerca dos perigos desta nova modalidade, que tem vindo a ganhar cada vez mais força por todo o Mundo. 

O “equilíbrio mental” foi uma expressão muito utilizada pelos convidados, que procuraram transmitir os cuidados que um jovem jogador de Esports deve ter ao entrar neste ramo. Ivone Patrão destacou a “moderação do tempo de jogo” e a “supervisão familiar” dos jogadores, de forma a ser possível conciliar “o mundo offline e online”.

Em relação às grandes vantagens, Mats Theie Bretvik explicou que os “Esports são algo que se soma ao futebol”, permitindo até que “países mais pequenos e com menos possibilidades no futebol real integrem o mundo futebolístico com mais sucesso”.  

A evolução desta modalidade foi também abordada pelos intervenientes, com o futebol feminino a servir de exemplo para o futuro dos Esports: “Nos últimos 10 anos não esperávamos que o futebol feminino evoluísse como hoje. O mesmo pode acontecer com os Esports.”

Os desafios, no entanto, são diversos, com Francisco Cruz a definir o “entretenimento” como o maior deles. “É importante que o entretenimento exista, também para quem está a ver esta modalidade e não só para quem a pratica”, explicou o Selecionador Nacional de Futebol Virtual. 

Consulte aqui o programa completo do Football Talks 2022


;

Notícias