SL Benfica na final após últimos minutos de 'loucos'

Futsal Fem. - Taça da Liga

Primeira meia-final da Taça da Liga de futsal feminino.

PROGRAMA OFICIAL DA COMPETIÇÃO FEMININA

FOTOGALERIA

O SL Benfica é a primeira equipa finalista da Taça da Liga de futsal feminino. As águias venceram este sábado o Novasemente GD Cavalinho por 3-2, num jogo que teve dois golos nos últimos segundos da partida.

As 'águias' entraram fortes na partida e aos dez minutos já venciam com dois golos de Dricas (4' e 9').

No entanto, se havia quem pudesse esperar que a partida fosse tranquila para as encarnadas, rapidamente se enganou. A equipa do Novasemente GD Cavalinho, apesar do maior domínio encarnado, não desistiu e foi criando situações de golo que se revelavam infrutíferas, dadas as defesas de enorme qualidade de Ana Catarina Pereira. Apesar disso, era o SL Benfica quem ia criando mais situações de golo e podia ter ampliado a vantagem com muitas dessas oportunidades ainda antes do intervalo, mas o resultado não mais se alterou até ao final da primeira parte.

Para o segundo tempo, o Novasemente GD Cavalinho entrou mais agressivo e com maior ritmo e colocou a equipa de Luís Estrela em dificuldades, forçando-a a cometer as cinco faltas muito cedo na partida. Com o SL Benfica condicionado, a formação de Miguel Oliveira ganhou alento e acreditou que podia chegar à igualdade. O objetivo ficou mais próximo, quando Júnior (29') reduz a diferença no marcador. 

Entre várias oportunidades, entre elas bolas nos ferros, a pressão do Novasemente GD Cavalinho era quase asfixiante. Pressionavam alto no terreno, o SL Benfica raramente conseguia sair a jogar com qualidade e ainda menos chegar a zonas de finalização. Contudo, a dois minutos do fim, Guida viu o segundo cartão amarelo e deixou o Novasemente GD Cavalinho a jogar com menos um. 

Na teoria, o jogo ficaria perto de estar resolvido, mas a formação de Espinho não baixou os braços, foi à luta e, com menos uma atleta, chegou ao golo da igualdade a cerca de um minuto do fim do jogo, por intermédio de Balona. 

Quando já todos esperavam a decisão por grandes penalidades, o SL Benfica fez uso da maior experiência e da vantagem numérica para decidir o jogo. Dricas (40') a quatro segundos do final da partida, fez o seu hat trick e garantiu a presença encarnada no jogo decisivo que se realiza domingo, pelas 17h15.

Carol, jogadora do Novasemente GD Cavalinho, em discurso direto:

"Foi um jogo extremamente equiliibrado. Infelizmente não caiu para nós, mas esta equipa está de parabéns e tenho muito orgulho nas minhas colegas por aqui que fizemos hoje. Com todas as adversidades que tivemos que ultrapassar nos últimos segundos, ainda conseguimos marcar o golo do empate. Foi um jogo decidido nos últimos segundos, o futsal é mesmo assim, faz parte e nós temos que estar orgulhosas daquilo que fizemos."

Miguel Oliveira, treinador do Novasemente GD Cavalinho, em discurso direto:

"Acho que faltou um bocadinho de sorte. A primeira parte foi mais do SL Benfica, já estávamos a contar com isso. Entram sempre muito fortes no jogo e sempre a tentar resolver o máximo possível. Este jogo foi idêntico ao do ano passado, onde também começámos a perder 2-0, mas conseguimos dar a volta. O lema desta equipa é acreditar, resiliência e pensar que qualquer contrariedade vai ser a nossa força. Só tenho que estar orgulhoso delas, porque não posso escolher melhor grupo para estar. Elas são inacreditáveis. Perante as dificuldades todas que temos tido, elas têm-se entregado ao máximo para estarem presentes nas decisões. Tivemos alguma infelicidade, na minha óptica. Desejar boa sorte agora ao SL Benfica."

Dricas, jogadora do SL Benfica, em discurso direto:

"O hat-trick sabe melhor porque ganhámos, porque se tivéssemos perdido não valeriam de nada. Felizmente conseguimos resolver. Foi um jogo difícil, um jogo equilibrado, mas já sabíamos que o ia ser. Tínhamos que errar pouco e acabámos por cometer alguns erros e sofrer um golo a acabar o jogo, mas também fomos competentes e resilientes, tínhamos preparado a possibilidade de isto acontecer e conseguimos resolver."

Luís Estrela, treinador do SL Benfica, em discurso direto:

"Dar os parabéns à Federação pela maneira como está a organizar este evento e uma palavra para as minhas jogadoras, que foram umas autênticas guerreiras. Acho que este encontro pode ser dividido em duas partes: um jogo até aos seis minutos da segunda parte, onde fomos uma equipa em crescendo, dinâmica, agressiva, forte na reação à perda de bola, a tentar condicionar o adversário, forte nas transições, nos esquemas táticos e creio que ao intervalo a vantagem era curta. Na segunda parte, sabíamos que a equipa do Novasemente GD Cavalinho, além de ser muito bem trabalhada tinha jogadoras individualmente muito fortes, que não poderiam ter tempo para pensar e jogar. A partir dos seis minutos da segunda parte, a equipa adversária foi mais agressiva, demorámos a entrar no ritmo do jogo e a partir do momento em que temos cinco faltas acaba por ser um segundo jogo, em que não podemos ser tão agressivos, temos que alterar as zonas de pressão, o receio de ir para o desarme começou a levar-nos para uma zona instável emocionalmente. Foi na superação, na raça e no querer, que é o apanágio do nosso clube. Nestas competições não há jogos fáceis. O nosso objetivo era chegar ao dia de amanhã para podermos disputar um troféu."

Ficha de Jogo

Taça da Liga de Futsal Feminino
Meias-finais
Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos
Loulé

Árbitros: Alexandre Costa e Ricardo Silva
Terceiro Árbitro: José Gomes
Cronometrista: Filipe Duarte

SL BENFICA 3-2 NOVASEMENTE GD CAVALINHO (2-0 ao intervalo)

SL Benfica (cinco inicial): Ana Catarina, Inês Fernandes - Cap., Dricas, Sara Ferreira e Kalê.
Suplentes: Catarina Lopes, Maria Pereira, Thaila, Maria Inês, Inês Matos, Leninha, Angélica Alves, Beatriz Carrola e Marta Costa.
Treinador: Luís Estrela
Golos: Dricas (4', 9' e 40')
Ação disciplinar: cartão amarelo a Catarina Lopes (27'), a Ana Catarina (27') e a Inês Fernandes (35')

Novasemente GD Cavalinho (cinco inicial): Vanessa Carvalho, Nancy Freitas, Júnior, Balona e Suka - Cap..
Suplentes: Diana Monteiro, Lídia, Vanessa Lima, Carol, Mariana Torres, Guida, Martinha e Letícia Silva.
Treinador: Miguel Oliveira
Golos: Júnior (29') e Balona (39')
Ação disciplinar: cartão amarelo para Nancy Freitas (12') e a Guida (38' e 39'). Cartão vermelho para Guida (39').

 


;