FPF cede 2500 livros ao Plano Nacional de Leitura

Institucional

Parceria na iniciativa "Craques da Leitura", que visa incentivar hábitos de leitura a partir de exemplos do desporto e dos desportistas.

A Federação Portuguesa de Futebol cedeu 2500 obras da coleção "Livros FPF" no âmbito do projeto "Craques da Leitura", ao qual se associou numa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

Este projeto visa dinamizar a leitura através do exemplo do desporto e dos desportistas e além da oferta dos livros - para distribuição em escolas e bibliotecas conforme plano a definir pelo Ministério da Educação - compreenderá outras iniciativas com futebolistas.

O primeiro exemplo destas iniciativas teve lugar esta segunda-feira, 15 de novembro, e envolveu a ida de dois futebolistas do FC Famalicão, Heriberto Tavares e Rute Costa, à escola EB1/JI de Lousado, num desafio lançado pela Associação de Futebol de Braga ao abrigo do "Craques da Leitura". Além de livros infantis ligados ao FC Famalicão, foram distribuídos neste evento livros da coleção federativa.

(Foto FC Famalicão)

A 29 de outubro o PNL2027 já tinha levado livros FPF ao conhecimento de outros estudantes minhotos, desta feita em escolas do agrupamento Fernando Távora, de Guimarães. Nos próximos meses seguir-se-ão mais iniciativas similares.

"O futebol é uma atividade que, ao fazer apelo a valores como a responsabilidade, o respeito por si e pelos outros, a superação, o espírito de equipa, é também ele uma forma de potenciar o gosto de ler e de conhecer, a partilha de livros e leituras e as competências académicas e sociais das crianças e dos jovens, fortalecendo os laços de amizade e de identidade entre jogadores e leitores", pode ler-se numa nota do Plano Nacional de Leitura 2027.

De ora em diante, a FPF passará a ceder ao PNL2027 exemplares de cada livro a publicar no âmbito da coleção "Livros FPF". 


;
;
16 de Novembro 2021
Foto

PNL2027

Notícias