"Muito obrigado, Cláudia Neto!"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa anuncia retirada da Seleção Nacional e o presidente da FPF já respondeu.

Cláudia Neto anunciou, esta sexta-feira, a sua retirada da Seleção Nacional A, depois de ter comunicado e explicado a decisão por carta ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

A internacional portuguesa termina o seu percurso na Equipa das Quinas após 135 internacionalizações pela Seleção Nacional AA (167 contabilizando os escalões todos) e 19 golos, sendo a segunda jogadora com mais jogos pela armada lusa, apenas superada por Carla Couto (146).

Atualmente ao serviço da Fiorentina, em Itália, Cláudia Neto fez a sua estreia pela principal seleção feminina a 9 de março de 2006, na Algarve Cup, depois de ter representado as seleções de sub-19 e sub-18 femininas. Decorria o minuto 46 do jogo contra a República da Irlanda quando a jogadora, natural do Algarve, e então com 17 anos, foi chamada para o lugar de Ana Sofia Ferreira na Algarve Cup de 2006. 

Em 15 anos ao serviço da Seleção A, marcou 19 golos, brilhou com assistências e contribuiu para o apuramento histórico de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de 2017. O seu desempenho na Equipa das Quinas e nos clubes que representou levaram Cláudia Neto a ser nomeada pelo jornal The Guardian, mais do que uma vez, para a lista das 100 melhores jogadoras de futebol. 

No seu currículo, além do apuramento inédito para o Europeu, com aSseleção de Portugal, conta com vários títulos de clubes, com destaque para três campeonatos e duas Taças na Alemanha (com o Wolfsburgo), e dois campeonatos e duas taças na Suécia (no Linköpings). 

Leia o anúncio que Cláudia Neto fez esta sexta-feira nas redes sociais:

"Foi uma HONRA Portugal!

Quero comunicar a minha decisão de terminar o meu percurso na Seleção Nacional.

Nesta hora, gostava de deixar uma palavra de agradecimento por todo o apoio e carinho que recebi ao longo destes anos em que representei Portugal.

Obrigada a todas as minhas colegas que ao longo destes 17 anos tive o prazer de partilhar balneário, vitórias, derrotas e tantos momentos felizes, bem como a todos os treinadores que fizeram parte do meu percurso e crescimento.

Saio com um enorme orgulho no meu trajeto, foi uma HONRA jogar de Quinas ao peito nas 167 internacionalizações e envergar a braçadeira de capitã.

Desejo a continuação de maior sucesso. Estarei sempre a apoiar as cores do nosso país.

Obrigada Federação Portuguesa de Futebol ❤️🇵🇹"

Reação do presidente da FPF, Fernando Gomes:

"Gostaria de endereçar, em primeiro lugar, uma palavra de genuíno apreço pela forma frontal e fraterna como a internacional Cláudia Neto me anunciou formalmente a decisão de terminar o seu percurso na Seleção Nacional.
 
As suas cento e trinta e cinco internacionalizações e os dezanove golos marcados ao serviço da nossa equipa principal não conseguem, apesar do brilhantismo, fazer justiça ao legado que deixa na hora da partida: a verdade é que nenhuma estatística explica a forma como, dentro de campo, alavancou a transformação do futebol feminino e como inspirou várias gerações de jogadoras a tornarem-se melhores e, principalmente, a tornarem muito melhor a nossa Seleção Nacional. 
 
Não será fácil resumir tudo o que mudou no futebol feminino desde que se estreou, no escalão sub-18, frente à Roménia, em maio de 2004, com a camisola das Quinas, mas é justo que o seu papel nessa mudança seja enaltecido: dignificou-se e dignificou a Seleção Nacional, o Desporto e o País. 
 
Diz o aforismo popular que a gratidão é a memória do coração. Em nome da FPF e do futebol português, agradeço todo o esforço, dedicação e talento que a Cláudia Neto nos ofereceu. 
 
Despeço-me com uma palavra de felicidade e boa sorte para o seu futuro desportivo e pessoal. Sei, pelo que testemunhei do seu indelével percurso, que o sucesso estará à sua espera em qualquer caminho que, doravante, escolher trilhar.  
 
MUITO OBRIGADO, Cláudia Neto!"

 

 


;

Notícias