Francisco Neto: "Lutar até ao apito final"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional garante entrega total frente à Rússia, na 2.ª e decisiva mão do 'play-off' de acesso ao Europeu.

Francisco Neto afirmou, esta segunda-feira, que Portugal vai lutar pelo apuramento para o Euro-2022 “até ao apito final” do segundo jogo do ‘play-off’ com a Rússia, no qual terá de recuuperar de uma desvantagem de 1-0.

“O pensamento é só um. Numa situação de ‘play-off’, é procurar ganhar, voltar a entrar forte, com a mesma competência, a criar boas oportunidades e conseguir concretizá-las, que foi aquilo que nos faltou, principalmente na primeira parte, no Restelo. Vamos procurar fazer o mesmo durante 90 minutos, no jogo aqui”, prometeu o Selelcionador Nacional, na antevisão da partida da segunda mão, agendada para esta terça-feira, às 15h00 [hora de Lisboa], em Moscovo.

O Treinador não escondeu a “frustração” pelo desaire na primeira mão, mas assegurou que a Equipa das Quinas vai entrar em campo com a firme convicção de que conseguirá inverter a situação.

“Fomos sempre melhores, criámos sempre as melhores oportunidades e isso deixa-nos acreditar, permite-nos acreditar que é possível. Esta equipa tem tido esse registo, de nunca desistir e, até ao apito final, de certeza que iremos lutar por aquilo que são os nossos objetivos”, vincou Francisco Neto.

O Selecionador Nacional salientou, também, que os 800 adeptos que estarão nas bancadas da Sapsan Arena poderão ser um fator “motivante” e não inibidor para as jogadoras lusas, naquele que considerou ser “um retorno à normalidade” no futebol, dadas as limitações provocadas pela pandemia de Covid-19.

Em Moscovo, Portugal já poderá contar com Jéssica Silva, jogadora do Lyon, que participou na sessão de treino realizada em território russo, depois de ter falhado o primeiro jogo, em Lisboa, devido às restrições de viagens impostas pela crise mundial de saúde pública.

“É mais uma para ajudar, uma opção, com muita vontade, com a competência que a Jéssica tem, com as suas características. Dá-nos coisas diferentes. Não estou a dizer que seja melhor ou pior, é diferente das outras, é mais uma avançada que iremos ter ao nosso dispor e vamos ver qual é a melhor situação para a colocarmos”, referiu.

Em sentido inverso, Diana Silva, que alinha nas inglesas do Aston Villa, e Vanessa Marques, jogadora das húngaras do Ferencvaros, que também tinham falhado a primeira mão do ‘play-off’, continuam impedidas de dar o contributo à Seleção Nacional, devido às restrições nas ligações aéreas.

Na passada sexta-feira, no Estádio do Restelo, Portugal perdeu por 0-1 na receção à Rússia, com o golo das russas a ser assinado por Nelli Korovkina, aos 51 minutos.

A armada lusa está pela quarta vez num ‘play-off’ de acesso à fase final e tenta alcançar a segunda participação num Europeu, após a presença inédita no Euro-2017, nos Países Baixos, competição em que se ficou pela fase de grupos, mas a um golo dos quartos de final.

A fase final do Campeonato da Europa de 2022 realiza-se em Inglaterra, entre os dias 6 a 31 de julho. Além da seleção anfitriã, já se qualificaram Países Baixos, Dinamarca, Noruega, Espanha, Finlândia, Suécia, França, Bélgica, Alemanha, Islândia, Áustria e Itália.

O segundo jogo entre Portugal e Rússia será dirigido pela francesa Stéphanie Frappart.


;
;
12 de Abril 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias