Seleção A

Biografia

Nome:
EDERZITO ANTÓNIO MACEDO LOPES
Altura:
1,9 m
Data de Nascimento:
22 de dezembro de 1987
Naturalidade:
GUINÉ-BISSAU/GUINE BISSAU

Éderzito é o nome próprio. Éder é a alcunha. O aparente contrassenso é um mero pormenor na biografia de um menino que nunca teve a oportunidade de o ser.

Partiu com os pais, aos 3 anos, da Guiné-Bissau para Lisboa, mas as aterradoras dificuldades económicas dos seus progenitores guiaram-no a uma instituição nos arredores de Coimbra: o Lar Girassol. Foi aí, longe da família e rodeado de novos irmãos, que brotou com o desafio de ser alguém.

Na vida e no futebol, sempre com o golo como objetivo. Assim chegou e se afirmou na ADC Adémia, o seu primeiro clube, onde um tento era sinónimo de uma febra oferecida pelo proprietário do talho local.

Depois, começou a escalada, entre Touriz, Coimbra e Braga, até ao topo do futebol português, que teve o seu cume na estreia, em setembro de 2012, pela Seleção A.

O mote para outra alcunha: Ederbayor, ou não tivesse o Emmanuel Adebayor como ídolo, um avançado que combina, no seu estilo aparentemente desengonçado, força física com mobilidade, mas que dança com uma agilidade felina a cada golo que marca.

O golo que marcou à França na final do Euro-2016 eternizou-o.


Em Números

  • 35
    Internacionalizações
  • 1404
    Minutos Jogados
  • 5
    Golos Marcados
  • 0
    Cartões Amarelos
  • 0
    Cartões Vermelhos

Por Seleção

Internacionalizações Minutos Jogados Golos Marcados Cartões Amarelos Cartões Vermelhos
Futebol Masculino Seleção A 34 1359 5 0 0
Futebol Masculino Seleção Sub 23 1 45 0 0 0

Histórico de Internacionalizações

Filtre os Resultados