Todas as finais em Portugal

Liga dos Campeões

A edição de 2020 da Liga dos Campeões será a 11ª final em solo português. Conheça as restantes.

Com o anúncio da UEFA de que o que resta da edição 2020 da Liga dos Campeões seria disputada em Portugal, o nosso país prepara-se para receber a décima primeira final europeia da sua história, a terceira final da Liga dos Campeões. Saiba quais foram e o que aconteceu nas restantes:

Europeu sub-18 1961

A primeira final que Portugal recebeu foi em 1961. O Estádio da Luz foi o local onde Portugal conquistou o Europeu de sub-18, ao vencer a Polónia por 4-0. Na altura designado Torneio Júnior da UEFA Sub-18, Portugal venceu o seu grupo composto por Inglaterra e Itália e derrotou a Espanha nas meias-finais, antes da goleada frente à Polónia na final.

Taça Campeões Europeus 1967

Na primeira final da principal competição de clubes da Europa, os escoceses do Celtic e os italianos do Inter de Milão encontraram-se no Estádio do Jamor, em 1967. A vitória por 2-1 sorriu à formação de Glasgow já perto do fim do encontro, conquistando a primeira e única Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões da sua história.

Taça UEFA 1983 

Numa altura em que as finais eram disputadas a duas mãos, cada uma em casa dos intervenientes, SL Benfica e Anderlecht encontraram-se na final da Taça UEFA, decorria o ano de 1983. Depois de uma primeira mão na Bélgica, em que as ‘águias’ perderam por 1-0, a segunda mão foi realizada na Luz. O empate a um foi insuficiente e o Anderlecht levou a Taça UEFA para a Bélgica.

Taça das Taças 1992

Em 1992, Werder Bremen e Mónaco encontraram-se na Luz para disputarem a final da Taça das Taças. A vitória por 2-0 sorriu aos alemães que conquistaram a competição pela primeira e única vez da sua história.

Europeu sub-17 2003

A primeira final realizada em Portugal no século XXI deu-se em 2003, no Estádio do Fontelo, em Viseu. Num duelo de formações sub-17, Portugal derrotou a Espanha por 2-1, no embate decisivo do campeonato da Europa do escalão. Foi a primeira conquista portuguesa neste escalão.

Euro 2004

Na primeira grande competição de Seleções A que Portugal organiza, a expectativa era enorme e foi crescendo à medida que os comandados de Luiz Felipe Scolari iam avançando na competição. No jogo decisivo, Charisteas marca e dá o primeiro Europeu da história à formação grega. O sonho português de conquistar uma competição ficou assim adiado.

Taça UEFA 2005

No Estádio José Alvalade, o Sporting tinha a oportunidade de vencer em casa uma prova europeia. Frente ao CSKA de Moscovo, os comandados de José Peseiro até começaram a vencer, mas viram os russos darem a volta e ganharem por 3-1.

Europeu sub-21 2006

No Estádio do Bessa, Países Baixos e Ucrânia disputaram a final do Campeonato da Europa de sub-21. Os neerlandeses levaram a melhor e venceram por 3-0, naquela que foi a primeira conquista da formação laranja nesta competição.

Liga dos Campeões 2014

Numa final histórica e imprópria para cardíacos disputada na Luz, o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe venceu a tão desejada ‘La Décima’ Liga dos Campeões, ao bater na final os rivais do Atlético de Madrid por 4-1. Cristiano Ronaldo marcou o quarto golo da formação merengue.

Liga das Nações 2019

Depois da conquista do Europeu em 2016, Portugal voltou a conquistar uma prova de Seleções. Numa final-four disputada no Porto e Guimarães, um hat-trick de Cristiano Ronaldo garantiu a vitória frente à Suíça, na meia-final, no Estádio D. Afonso Henriques. A final disputou-se no Estádio do Dragão, frente aos Países Baixos, onde um golo solitário de Gonçalo Guedes foi o suficiente para Portugal levar mais um troféu para a Cidade do Futebol.

Liga dos Campeões 2020

Esta será a 11ª final disputada em Portugal. Numa altura atípica onde o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, a UEFA decidiu juntar os quartos-de-final, meias-finais e final da Liga dos Campeões num só local, com os jogos a serem disputados a uma mão, entre 12 e 23 de agosto. As partidas terão como palcos o Estádio da Luz e o Estádio José Alvalade.


;

Notícias