Seleção A

Pedro Gomes: "O simbolismo do Maracanã"

Seleção A

Jogo: Argentina-Portugal, 2-0. Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (Brasil).

Pedro Gomes estreou-se pela Seleção A num jogo integrado no torneio quadrangular que assinalou o 50º aniversário da Confederação Brasileira de Futebol no qual, além de Portugal e Argentina, também participaram o escrete canarinho e a Inglaterra.

“Tratou-se de um momento único, inesquecível e particularmente simbólico por ter sido no Maracanã. A Argentina tinha uma grande equipa, com jogadores extraordinários como o Rattin, o Onega e o Artime, e até acabou por ganhar  o torneio. Fui titular nos três jogos e acabei por ser eleito o melhor lateral esquerdo da competição, ex-aqueo com o Rildo, do Brasil”.

Quatro anos antes, Pedro Gomes alcançou a primeira internacionalização pela seleção de juniores que participou no Europeu da categoria realizado na Áustria, terminando em 3º lugar. É essa camisola (ou camisa, melhor dizendo) que exibe neste  espaço, uma vez que a da estreia nos AA foi devolvida após a viagem ao Brasil. Serviria para outros jogos… e jogadores.

Convocado por José Maria Antunes e titular no Sporting com Otto Gloria, Pedro Gomes esteve quase até à véspera do embarque dos Magriços para Inglaterra em 1966 com a esperança de fazer parte dessa aventura. Era um dos 24 convocados, mas apenas foram 22. Pedro Gomes e Nóbrega foram os últimos a sair da lista e ficaram em Portugal.

Algumas das camisolas históricas da Seleção Nacional estão aqui 


;
;
7 de Fevereiro 2020
Foto

FPF

Notícias