FPF ultrapassa 200 mil praticantes federados

FPF

A FPF tem 215 mil praticantes federados. Fernando Gomes sublinha novo recorde absoluto em Portugal.

A subida constante do número de atletas de competição e a integração de praticantes de recreação e lazer fez com que, pela primeira vez na história, a FPF superasse a barreira dos 200 mil praticantes federados, uma promessa de Fernando Gomes no seu programa eleitoral.

Este mês de junho de 2019, que marca o final a época desportiva, entra assim para os livros como o melhor de sempre no capítulo da entrada de praticantes federados. Os praticantes de competição são agora 190.567, outro recorde, aos quais se somam os 25.086 praticantes de recreação e lazer integrados este ano no organismo. Os dois segmentos juntos permitem pela primeira vez ultrapassar a fasquia total dos 200 mil inscritos na FPF. Neste momento, a FPF conta exatamente com 215.563 praticantes federados, continuando a ser, com grande distância e de acordo com os números publicados no IPDJ, a federação com mais praticantes inscritos em Portugal.

A integração dos praticantes de futebol e futsal de recreação e lazer (25.086), resulta do cumprimento da Lei de Bases da Atividade Física e Desporto conforme foi definida pelo decreto lei 45/2015, de 09 de abril. Durante os últimos anos a FPF assinou dezenas de protocolos de integração com vários municípios, entidades formadoras e as associações distritais e regionais.

Os valores agora revelados também sublinham o forte crescimento nos atletas de competição federados: no início de 2017 foi ultrapassada a barreira dos 170 mil; em 2018, foi superada, pela primeira vez, a barreira dos 180 mil. Este ano já estão federados 190.567 paraticantes, um crescimento de 5,05 por cento em relação à época anterior.

Para a subida do número de praticantes de competição continuam a contribuir fortemente as femininas (9.955 que se traduz por uma subida de 12,71%) e os jogadores de futsal (35. 622, mais 9 % do que no final da última temporada).  Regista-se ainda a inscrição de 489 praticantes de futebol de praia.

Fernando Gomes, Presidente da FPF, destacou o novo record e o cumprimento da promessa eleitoral: “Estes dados revelam um crescimento sustentado e constante em todas as dimensões do Futebol Português. Temos mais homens e mais mulheres a praticar futebol, seja nos escalões seniores ou nos praticantes jovens; seja no futebol, no futsal ou no futebol de Praia. Estamos a crescer nas associações distritais, das maiores até às mais pequenas, e agora também, de forma muito vincada, no âmbito da recreação e lazer. Através de um trabalho conjunto com municípios, associações locais ou nacionais, ou fundações como o INATEL passámos a praticar futebol e futsal de recreação dentro de todas as normas de segurança e saúde. Registo ainda que ultrapassámos largamente a meta dos 200 mil praticantes, valor com que nos tínhamos comprometido no início do nosso mandato. Reiteramos, no entanto, mesmo em face deste sucesso, o objetivo de continuarmos a crescer sustentadamente ”, explicou.


;

Notícias