Capitães falam das expectativas para a Final

Taça de Portugal Placard

A FPF fez quatro perguntas a Bruno Fernandes e Herrera sobre o derradeiro encontro da Taça de Portugal Placard.

A Federação Portuguesa de Futebol esteve com os capitães de equipa de Sporting CP e FC Porto, Bruno Fernandes e Herrera, respetivamente, e fez quatro perguntas sobre a final da Taça de Portugal Placard, agendada para o dia 25 de maio no Estádio Nacional.

Os dois jogadores também posaram para a objetiva. Clique aqui para vez as fotos.

Eis as entrevistas aos dois jogadores:

FPF: Que importância tem a final da Taça como fecho para a vossa temporada?

Bruno Fernandes: É muito importante, todo o grupo sabe da relevância da Taça de Portugal, o prestígio que tem, e claro que poder acabar o ciclo de um ano com a conquista de mais uma taça é sempre importante.

Herrera: Para nós é uma final muito importante, o último jogo da época e queremos ir descansar felizes, com mais um título para o clube e para as nossas carreiras. Vamos abordá-la com a maior seriedade, que é como se deve enfrentar uma final: preparados para competir ao máximo e para ganhar.

FPF: O facto de a final ser com um rival direto, com quem já discutiram um troféu esta época, muda alguma coisa no significado do jogo?

Bruno Fernandes: Não muda nada, a preparação tem de ser feita igualmente para qualquer tipo de adversário. Vamos abordar este jogo como temos vindo a preparar todos os outros até agora, obviamente tendo em atenção que temos pela frente uma das equipas mais fortes que poderíamos apanhar. Cabe-nos dar o nosso melhor para podermos sair vencedores.

Herrera: Obviamente, sabemos da importância que tem uma final, para mais diante de um rival. O facto de termos perdido a última decisão com eles não muda nada. Não vemos este jogo como uma desforra, nem como a possibilidade de tirar uma espinha atravessada. No futebol há segundas oportunidades, e esta é uma nova hipótese de ganhar um título, seja qual for o rival. Neste caso é o Sporting, e vamos tentar ganhar-lhes, só isso.

FPF: Já teve ocasião de participar numa final, sem o desfecho que esperava. Isso é um estímulo para ter uma imagem mais concreta do que é subir aquela escadaria e levantar o troféu?

Bruno Fernandes: Sim, obviamente. No ano passado queríamos ter ganho a Taça de Portugal e não conseguimos. Este ano estamos presentes novamente, para poder conquistar o que no ano passado escapou aos que já estavam cá, ou dar essa conquista aos que vieram este ano.

Herrera: Já passei pela experiência de uma final no Jamor, com todo o ambiente que se vive e com o desfecho mau, aquele que nenhum jogador quer experimentar. Para esta final não imagino outra coisa que não seja ganhá-la e subir as escadas para erguer a taça de campeão.

FPF: Este ano assinalam-se o 80.º aniversário da primeira final da Taça e o 75.º da inauguração do estádio do Jamor. Os jogadores têm noção desta mística, destas memórias, quando entram em campo para decidir uma final?

Bruno Fernandes: Nunca tinha vindo a uma final no Jamor antes do ano passado. Mas todos os portugueses – jogadores e não só – têm a noção do prestígio que é poder jogar a final no Jamor, da festa que é a Taça no Jamor. Acho que aqui no Sporting toda a gente tem mais ou menos essa ideia, principalmente os portugueses. Cabe-nos a nós, também, passar essa mensagem aos que chegaram há menos tempo e ainda não se aperceberam da dimensão de festa que é, para os jogadores, mas principalmente para os adeptos. Sabemos da importância que os adeptos dão a este dia, daquilo que as pessoas sentem na decisão e da tradição deste palco com 75 anos. O estádio é prestigioso e podermos estar numa final, mais uma vez, e discutir o troféu tem de ser um fator de ambição maior.

Herrera: Isso é uma coisa que se transmite a qualquer jogador que chega ao futebol português. Não é uma Taça para se jogar de forma descontraída, sabemos da importância desta decisão. Neste caso, temos novamente a oportunidade de estar neste palco, e sendo uma data redonda a única coisa em que podemos estar focados é em jogar com a máxima seriedade e intensidade, mostrarmo-nos à altura do aniversário, de uma decisão tão importante em Portugal e do último jogo de uma temporada em que fizemos uma grande campanha. Por tudo isso, seria muito bonito podermos trazer a Taça para casa.

Nota: Estas entrevistas fazem parte integrante do programa oficial da final da Taça de Portugal Placard a ser distribuído no dia 25 de maio no Estádio Nacional.


;