Programa CORE em Rio Maior

Arbitragem

Iniciativa do Conselho de Arbitragem destina-se a acompanhar os melhores árbitros distritais da época passada

A Academia de Arbitragem arrancou esta sexta-feira com a primeira edição do Programa CORE português, uma iniciativa de formação do Conselho de Arbitragem da FPF, destinada à deteção de talentos, no seguimento do programa com o mesmo nome desenvolvido pela UEFA.

O anúncio tinha sido feito no decurso do recente Fórum de Arbitragem, realizado a 12 e 13 de outubro em Porto de Mós, e passa agora à prática, envolvendo os árbitros da categoria C3 avançado, com os primeiros classificados da época passada de cada uma das Associações Distritais e Regionais (ADR).

A primeira fase terá uma série de cursos introdutórios, com a participação de cinco a seis árbitros em cada uma delas; a este grupo juntam-se ainda os respetivos assistentes e técnicos de arbitragem, que serão igualmente formados de acordo com este programa. Este curso terá uma vertente teórica mas igualmente prática, que inclui dirigir um jogo da Liga Revelação ou do Campeonato Nacional de Juniores.

Dentro de aproximadamente três meses avança-se para o curso final.

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, fala da importância deste programa para o futuro da arbitragem portuguesa: “Um dos nossos grandes objetivos é detetar talentos para a arbitragem o mais precocemente possível. Queremos depois formar esses árbitros, dando-lhes todas as condições para que possam evoluir nas respetivas carreiras. Com este programa, pretendemos igualmente contribuir para o crescimento das Associações Distritais e Regionais, colaborando no seu trabalho”.


;

Notícias