FPF prepara regresso com equipa de especialistas

FPF

Plano detalhado para as diferentes áreas: seleções nacionais, clubes, competições, arbitragem, Cidade do Futebol e colaboradores.

A FPF tem uma equipa de especialistas multidisciplinar a trabalhar num plano gradual de regresso à atividade.

O objetivo da FPF é assegurar que o regresso será efetuado no momento adequado, de acordo com as regras estipuladas e garantindo a segurança de todos os intervenientes, desde logo os jogadores, os treinadores, e os staffs clínicos e logísticos de apoio direto às equipas, mas estendendo-se aos restantes intervenientes em treinos, jogos deslocações.

O projeto envolve, na área da Saúde Pública, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Os serviços de infeciologia do Hospital Curry Cabral (Lisboa), dirigido por Fernando Maltez, e do Hospital São João (Porto), através de Margarida Tavares, contribuem com o seu conhecimento na área das infeciologia.

A CUF, parceira oficial de Saúde e Performance da FPF, colabora nas especialidades de Cardiologia e Patologia Clínica..

A Unidade de Saúde e Performance da FPF coordena o projeto, integrando as várias especialidades médicas na área da Medicina Desportiva.

Declaração de Fernando Gomes, Presidente FPF:

“A FPF está comprometida e empenhada em garantir um regresso ordenado e seguro à prática desportiva. Com a nossa Unidade de Saúde e Performance, envolvemos algumas das mais reputadas instituições na área da saúde pública para a elaboração de um plano que permita esse regresso em condições que inspirem confiança. Agradeço a colaboração da CUF e dos hospitais Curry Cabral e São João, bem como das universidades Nova e do Porto cujos contributos são essenciais neste projeto”

Declaração de Carla Nunes, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública:

“No âmbito da COVID-19, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa inicia agora um projeto com a FPF que procura contribuir com a melhor evidência científica para assegurar as melhores condições para o desenvolvimento das diferentes atividades da FPF.”

Declaração de Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto:

"O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto prepara-se para colaborar com a FPF no sentido de contribuir para fornecer um quadro de conhecimento que permita decidir com base na melhor evidência e, assim, ajudar a assegurar as condições de trabalho - nos diferentes níveis de atividade da FPF - que minimizem o risco de infeção."

O grupo de emergência criado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, constituído pela Liga Portugal, representante das associações distritais e dos presidentes do Sindicato dos Jogadores e das associações de Treinadores, Árbitros e Médicos, será mantido permanentemente a par do trabalho desenvolvido no âmbito deste plano.

 


;

Notícias