Um sistema imunitário de ferro?

Saúde

Nutricionista Rodrigo Abreu dá dicas sobre alimentação e higiene alimentar em tempo de quarentena. Conheça a ementa que o especialista preparou para a semana de 20 a 26 de abril.

Uma das preocupações mais frequentes ao longo de toda esta pandemia tem sido como reforçar o sistema imunitário. Mas é importante clarificar que não existem alimentos ou suplementos que aumentem as nossas defesas!

VITAMINAS

Uma coisa é ingerir alimentos ricos em nutrientes que contribuem para o normal funcionamento do nosso sistema imunitário - por exemplo, comer frutas e legumes todos os dias para receber a vitamina C necessária. Outra coisa, completamente diferente, é aumentar a ingestão de certos nutrientes para o nosso sistema imunitário ficar mais forte! Mais vitamina C, por exemplo, não significa necessariamente um melhor sistema imunitário!

Com base na melhor evidência disponível, a recomendação das autoridades de saúde passa por garantir uma alimentação variada e equilibrada que nos forneça todos os nutrientes necessários. Assim, excetuando as pessoas que têm carências nutricionais conhecidas e a quem foi recomendado algum tipo de suplementação, não faz sentido tomar vitaminas ou outros suplementos para estar mais protegido contra a COVID-19.

A este propósito, uma nota para a vitamina D, que é em parte sintetizada pelo nosso corpo a partir da exposição solar. Estando mais confinados em casa, é possível que a exposição à luz do sol seja insuficiente nestes dias. Procure uma janela ou varanda onde possa apanhar alguma luz, durante cerca de 20-30 minutos. Não estando no verão, pode expor-se ao sol entre as 12h00 e as 16h00, no rosto, braços e mãos. Eventualmente, pode optar também por alguns alimentos enriquecidos em vitamina D. Não hesite em pedir aconselhamento personalizado ao seu médico assistente ou nutricionista.

E OS SUPERALIMENTOS?

Super quê? O termo “super-alimento” não tem qualquer fundamento científico, sendo apenas publicidade para promover alguns alimentos, supostamente com melhores características nutricionais. É importante ter a noção de que, mais do que escolher este ou aquele alimento, a nossa preocupação deve ser o equilíbrio total nas escolhas alimentares que fazemos. Variar os diferentes grupos de alimentos, variar as opções dentro de cada grupo e saber que há alimentos para comer mais e outros para comer menos são os princípios de uma alimentação saudável.

Não precisa de incluir ingredientes exóticos de outras partes do planeta nem “comprimidos mágicos”, se souber usar aquilo que a nossa Dieta Mediterrânica tem de melhor: frutas locais e da época (para terem mais vitaminas!), hortaliças ao almoço e ao jantar, mais peixe que carne e muitas leguminosas. Tudo cozinhado com métodos culinários simples e temperado com ervas aromáticas e azeite!

HIGIENE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Tanto quanto se sabe até ao momento, o novo coronavírus não se transmite pelos alimentos. Também a sua capacidade de sobrevivência na superfície de produtos alimentares ou embalagens, refrigerados ou à temperatura ambiente, parece ser reduzida. Assim, importa sobretudo reforçar os cuidados de higiene e segurança dos alimentos e da sua manipulação.

Lave bem as mãos, durante 20 segundos e com sabão, antes de preparar as suas refeições ou tocar em alimentos crus. Não coloque os sacos das compras na bancada onde vai preparar os alimentos e mantenha limpas as superfícies onde cozinha, de preferência com produtos de desinfeção apropriados. E mantenha os cuidados de higiene com os alimentos crus, em especial, a sua lavagem adequada. Lembre-se que as boas práticas de higiene são a melhor forma de proteção da doença!

MENU SEMANAL

Para ajudar a comer melhor durante mais uma semana, fica em seguida a nossa sugestão de ementa nutritiva e deliciosa. Aproveite o melhor dos ingredientes locais e da época, e desfrute!

2ª feira

3ª Feira

4ª Feira

5ª Feira

6ª feira

Sábado

Domingo

PEQUENO ALMOÇO

Chávena de café.

1 bolinha de mistura com requeijão magro.

Papas de aveia, com canela e raspa de limão.

2 torradas com pouca manteiga e um copo de leite.

1 caneca de leite com cereais de pequeno almoço pouco açucarados.

Batido com 1 iogurte, frutos vermelhos e amêndoas.

Crepes de aveia com morangos.

1 copo de leite.

Tosta com abacate, tomate cherry e ovos mexidos.

Sumo de 1 laranja.

MERENDA

1 pera cozida com canela e sem açúcar.

1 taça pequena com frutos vermelhos.

1 iogurte sólido de aromas.

1 laranja.

1 maçã reineta assada no micro-ondas, sem açúcar.

2 tangerinas pequenas.

1 iogurte líquido magro.

ALMOÇO

Frango na púcara com alecrim e batata nova assada. Salada mista.

Creme de cenoura.

Cogumelos no forno recheados com carne picada e legumes cozidos.

1 porção de fruta à escolha.

Sopa de agrião.

Ovos mexidos com tomate e esparguete.

Salada de pimentos.

1 porção de fruta.

Carne de porco (escolher peças magras e limpar gorduras visíveis) com ameijoas e batata.

Salada mista

Arroz de lentilhas e legumes picados.

Brócolos cozidos ao vapor.

 

Sopa de feijão manteiga.

Empadão de aves com salada de tomate e beterraba.

Caldo verde (pode trocar parte da batata por curgete e reduzir os enchidos).

Lasanha vegetariana (com feijão, lentilhas ou quinoa).

Salada de alface.

LANCHE

1 iogurte natural com 1 rodela de ananás cortada em cubos e 2 colheres de sopa de amêndoa.

1 pãozinho de sementes com 1 fatia de queijo.

1 laranja espremida.

Puré de maçã cozida sem açúcar com 4 colheres de sopa com mistura de sementes e frutos secos triturados.

1 batata doce assada e 1 porção de fruta.

Papa com leite e farinha milho, com raspa de laranja.

1 iogurte líquido.

1 fatia de pão com pouca manteiga.

Batido de leite, banana e aveia.

JANTAR

Creme de cenoura.

Sardinhas em conserva com molho de tomate e arroz branco.

1 pera.

Ovas de bacalhau cozidas com batata e feijão verde.

1 copo de gelatina sem açúcar.

Tiras de choco com feijão branco.

Salada mista.

1 porção de fruta.

Sopa de agrião.

Maruca com arroz de tomate e coentros.

Salada de alface e pepino.

 

Sopa de feijão manteiga.

Lulas grelhadas com puré de batata doce e inhame.

Legumes salteados.

Creme de legumes.

Salada de camarão com verduras várias e ananás.

Bacalhau à Gomes de Sá.

Salada mista

1 porção de fruta.

Nota 1: Rodrigo Abreu [na foto abaixo] é nutricionista na Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol, sendo responsável pela elaboração das ementas das seleções nacionais, masculinas e femininas, de futebol, futsal e futebol de praia. É também, desde 2004, responsável pela Consulta de Nutrição na Clínica CUF Alvalade.

Nota 2: a informação aqui publicada não substitui um plano alimentar personalizado, indicado por um(a) nutricionista qualificado(a).

 


;
;
19 de Abril 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias