Seleção A Feminina

Prontas para enfrentar a Itália

Futebol Fem. - Seleção A

Francisco Neto lança o primeiro jogo de Portugal na Algarve Cup, destacando a oportunidade de "competir frente às melhores seleções".

A Seleção Nacional Feminina A defronta esta quarta-feira, pelas 20h15, a sua congénere de Itália, num jogo a contar para a ronda inaugural da Algarve Cup, transmitido em direto pelo Canal 11. Este será o 15.º encontro entre a armada lusa, 31.º classificada do ranking mundial da FIFA, e a transalpina, 14.ª, tendo Portugal vencido apenas em duas ocasiões. 

Na antevisão do encontro, Francisco Neto pediu concentração máxima às equipa lusa para contrariar o poderio transalpino. "A Itália é uma equipa forte que fez um Campeonato do Mundo muito positivo. Tem crescido bastante e, até ao momento, só somou vitórias na qualificação para o próximo Campeonato da Europa. É uma equipa dominadora que gosta de ter bola e apresenta uma dinâmica ofensiva muito interessante, sempre com muitas opções. Nós temos de entrar em campo altamente concentrados para contrariar as italianas. Acima de tudo, vamos procurar tirar-lhes a bola, sem dar espaço para o jogo delas", afirmou, antes do treino da armada lusa em Almancil.

Apesar da ambição de vencer na ronda inaugural do torneio, o Selecionador Nacional lembrou que o grande objetivo da Equipa das Quinas é "preparar-se bem para os jogos de qualificação do Euro'2021" que irá disputar em abril - frente à Finlândia, no dia 10, e na Escócia, a 14. "Queremos crescer e melhorar o nosso entrosamento, depois de quatro meses de paragem. A densidade competitiva que existe na Algarve Cup, e a qualidade das seleções participantes, vão ajudar-nos a ficar mais fortes. A oportunidade de competirmos frente às melhores seleções é preciosa", frisou.

Francisco Neto realçou ainda, com agrado, a mudança de formato da competição: "Agora são oito seleções em competição e um sistema de eliminatórias, que deixa as equipas a competir no mesmo patamar. Outro fator aliciante é o desempate por grandes penalidades, caso os jogos terminem com uma igualdade no marcador. É uma boa oportunidade para ensaiarmos penáltis, um contexto que pode acontecer nos jogos de apuramento para o Campeonato da Europa".

Ana Borges confiante numa boa prestação lusa

Ana Borges também projetou o jogo de estreia de Portugal na Algarve Cup 2020, ela que foi a última internacional portuguesa a assinar um golo luso frente à Itália, em março de 2020, numa vitória transalpina por 3-1. 

"Estamos focadas em fazer bons jogos nesta Algarve Cup. A Itália e as restantes seleções presentes nesta competição são de alto de nível, estão muito acima de nós no ranking FIFA de seleções. Estes são os jogos que todas queremos jogar", disse, vincando a crença num bom resultado da formação portuguesa: "Sinceramente, temos de nos focar em nós próprias e menos no potencial da Itália. Só assim conseguiremos superar este grande desafio". 

Árbitra mexicana

O Portugal-Itália desta quarta-feira vai ser dirigido pela mexicana Francia Gonzalez, auxiliada por Mijensa Rensch, do Suriname, e Karen Diaz, também do México. A portuguesa Catarina Campos irá desempenhar funções de quarto árbitro.

 Ensaio geral para a qualificação do Euro'2021

A Algarve Cup reveste-se de importância capital para a Equipa das Quinas, pois antecede dois jogos de qualificação importantes para o Campeonato da Europa de 2021. Depois da participação histórica no Europeu de 2017, em solo holandês, a Equipa das Quinas sonha com a presença na próxima fase final, que irá ter lugar no país berço do futebol, a Inglaterra. Para que tal aconteça, terá de ultrapassar, no Grupo E, as seleções de Albânia, Finlândia, Escócia e Chipre.

Depois de ter vencido por 1-0 a Albânia e empatado a um golo com a Finlândia, Portugal prossegue a sua caminhada de qualificação já em abril, com jogos na Finlândia (10 de abril) e Escócia (dia 14). A armada comandada por Francisco Neto encontra-se na terceira posição do Grupo E, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois jogos disputados.

Recorde-se que se apuram para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar as últimas três vagas da fase final, que será disputada por 16 equipas em Inglaterra, no Verão de 2021. 

PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL:**
04.03.2020 | quarta-feira
20:h15 Jogo Portugal x Itália – Estádio Algarve

05.03.2020 | quinta-feira
Antes do treino - Roda de imprensa com jogadora
16h15 Treino 

06.03.2020 | sexta-feira
11h00 Treino
Final do treino - Roda de imprensa com Selecionador Nacional 

07.03.2020 | sábado
17h00 Portugal x a definir

08.03.2020 | domingo
11h00 Treino
Final do treino - Roda de imprensa com jogadora

09.03.2020 | segunda-feira
11h00 Treino
Final do treino - Roda de imprensa com jogadora

**Programa sujeito a alterações. Restante programação a divulgar oportunamente em fpf.pt. 

 


;
;
3 de Março 2020
Foto

FPF/Diogo Pinto