Seleção Sub-19 Feminina

Portugal inicia apuramento a vencer

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas iniciou esta terça-feira a qualificação para o Euro-2017. Portugal venceu, por 3-0, com golos de Josephine Monteiro, Rita Cheganças e Catarina Amado. Susana Cova elogia atitude.

A Seleção Nacional feminina sub-19 iniciou esta terça-feira a qualificação para o Campeonato da Europa Irlanda do Norte 2017, com um a vitória diante da Bósnia-Herzegovina, por 3-0.

A formação comandada por Susana Cova jogou diante da seleção que acolhe a primeira fase de qualificação, na primeira ronda do Grupo 7 e somou três pontos.

A Equipa das Quinas foi para o intervalo a vencer por 2-0. Josephine Monteiro, aos 13 minutos, abriu o marcador e  Rita Cheganças, da marca de grande penalidade, a castigar uma falat cometida por si própria, dialtou a vantagem para 2-0, aos 40 minutos.

No segundo tempo, Catarina Amado, aos 64 minutos, apontou o 3-0 final.

Susana Cova deixou elogios à equipa, mas alerta que as contas são para ser feitas no fim
No final de um encontro em que Portugal conseguiu anular o potencial da formação adversária que tinha a particularidade de não sofrer golos nos primeiros 45 minutos e que partiu para o jogo com o intuito de somar três pontos, Susana Cova destacou a capacidade das suas jogadoras em conseguir um resultado tão expressivo.

A Treinadora Nacional explicou que Portugal entrou a pressionar o adversário, não lhe dando grandes veleidades na altura da sua construção, o que fez com a Bósnia-Herzegovina não conseguisse rematar à bola lusa. Este facto deveu-se mais à competência da forma como a Equipa das Quinas geriu o jogo, do que da falta de qualidade da equipa dos balcãs.

Apesar do excelente resultado diante da Bósnia-Herzegovina, Susana Cova rejeita avançar com prognósticos em relação ao apuramento.



Suécia vence
Na outra partida do Grupo 7, disputada esta tarde, a Suécia bateu a Geórgia, por 4-0. Westin (17’), Strömblad (29’), Olofsson (62’) e Ollerstam (86’) apontaram os tentos da formação nórdica que segue na frente.

Portugal jogará novamente na quinta-feira, diante da Geórgia
A Equipa das Quinas integra o Grupo 7 juntamente com a formação da Bósnia-Herzegovina, que acolhe este primeiro apuramento, a Geórgia e a Suécia. A Equipa das Quinas voltará a jogar na próxima quinta-feira (20 de outubro) diante da formação da Geórgia e fechará a qualificação no domingo (23 de outubro) com a formação nórdica que já venceu três edições da competição (em 2015, 2012 e 1999, este último no escalão de sub-18). Apurar-se-ão para a Ronda de Elite as primeiras classificadas, assim como as melhores dez segundas classificadas dos onze grupos (serão considerados apenas os resultados diante do primeiro e do terceiro classificado).

Ficha de Jogo
Primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa feminino de sub-19 Irlanda do Norte 2017
Grupo 7 | 1.ª Jornada
Estádio Etno Selo Stansici, Bijeljina (Bósnia-Herzegovina)

Árbitro: Lois Otte (Bélgica).
Árbitros assistentes: Bérengère Pierart (Bélgica) e Abigail Marriot (Inglaterra).
Quarto árbitro: Sarah Garratt (Inglaterra).

Bósnia-Herzegovina 0-3 Portugal (0-2 ao intervalo)

Bósnia-Herzegovina: Jelena Gvzderac; Albina Butković, Anja Limanović (Aldina Škahić, 46'), Marija Radoš e Andrea Crnobrnja; Ana Bojanić - Cap., Mia Kuljanin (Andjela Kodžo, 75') e Branka Bagarić; Lamija Rovčanin, Ajla Pasalic e Merjema Medić (Nermina Kantić, 71').
Suplentes não utilizadas: Emina Omerovic, Dejana Ćosić, Vildana Hodžić e Dženita Močević .
Treinador: Nikola Nikic.
Golos: -.
Disciplina: Cartões amarelos para Mia Kuljanin (48'), Merjema Medić (55') e Andrea Crnobrnja (77').

Portugal: Inês Pereira; Bárbara Marques (Inês Salvador, 78'), Diana Gomes, Bruna Costa e Tânia Rodrigues; Leandra Pereira - Cap.(Maria Inês Maia, 85'), Sofia Borges e Neuza Besugo (Nicole Nunes, 68'); Catarina Amado, Rita Cheganças e Josephine Monteiro.
Suplentes não utilizadas: Daniela Araújo, Juliana Silva, Carolina Rocha e Beatriz Fonseca.
Treinadora: Susana Cova.
Golos: Joseppinhe Monteiro (13'), Rita Cheganças (40' gp) e Catarina Amado (64').
Disciplina: -.


;

Notícias