Portugal (também) campeão nas redes sociais

Seleção A

Foi impressionante o impacto da presença da nossa Seleção no Campeonato da Europa de França.

A taça Henri Delaunay não foi o único troféu erguido pela Seleção Nacional no final do Campeonato da Europa de 2016.

Na verdade, num outro campeonato, o da notoriedade e impacto nas redes sociais, Portugal também saiu de França como um verdadeiro campeão.

Mas vamos a números. A página oficial das Seleções no facebook viu serem-lhe acrescentados, entre os dias 9 de junho e 11 de julho, mais de 747 mil novos fãs, o que representa um aumento de 46,2%.

Impressiona, ainda, olhar ao número de pessoas alcançadas pelas publicações da página das Seleções de Portugal no facebook, que ultrapassou os 375,6 milhões de utilizadores, que deixaram 196,6 milhões de gostos e mais de 500 mil comentários.

Entre os “posts” mais populares durante os dias do Europeu, aquele que recolheu maior número de interações e alcance acabou por ser uma foto de Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma, com a taça Henri Delaunay, em pleno Stade de France, em Saint Denis, que chegou a mais de 7,2 milhões de utilizadores, gerando 604 mil interações.

O alcance dos “posts” foi obtido de forma orgânica.

Já na rede social Twitter, registaram-se 46.578 novos seguidores (acréscimo de 25,28%) no mesmo período (9 de junho a 11 de julho), registando-se perto de 58 mil cliques em link e 475 mil retweets.

Finalmente, no Instagram, foram 273.288 os novos seguidores (mais que duplicaram desde 1 de junho), com o número de gostos nas publicações a ultrapassar os 5,2 milhões.

Até no “campeonato” das referências à “hashtag” oficial (#Por ou #Portugal), e de acordo com o Socialbakers, a nossa Seleção foi a vencedora, com mais de quatro milhões de referências, 600 mil acima do resultado do segundo classificado, curiosamente também a França.


;

Notícias