Fernando Santos: “Acreditem tanto quanto nós”

Seleção A

Na antevisão da final do EURO-2016, o Selecionador lembrou que o estatuto não garante vitórias e deixou mensagem aos adeptos.

O Selecionador Nacional, Fernando Santos, assumiu este sábado que a França, a jogar em casa, é o “natural favorito” da final do Euro-2016, mas lembrou que esse estatuto não garante vitórias. “A jogar em casa, com todo o seu potencial, acho normal que a França seja considerada favorita. É natural. Mas agora ser favorita a ganhar é outra história. Eu acredito que quem vai ganhar é Portugal”, afirmou.

Na conferência de imprensa de antevisão da final, no Stade de France, em Saint-Denis, o técnico desvalorizou o historial que Portugal tem com a formação gaulesa. “Nunca houve uma final entre Portugal e França. A história tem a ver com meias-finais. Portugal vai marcar a história da final. Portugal vai defrontar a França. Não vai jogar contra os franceses e contra a tradição. As finais não se jogam, ganham-se", frisou.

Questionado sobre algumas críticas negativas que a Seleção recebeu durante o torneio devido ao tipo de futebol praticado, Fernando Santos considerou que a final vai colocar frente a frente as duas melhores equipas da prova. "Quem está na final é Portugal porque ganhou as outras finais para chegar aqui. A final do Euro é aquela que merecia ser", disse.

O Selecionador destacou, por outro lado, a subida de rendimento da Equipa das Quinas. “Portugal teve um percurso ascendente neste Europeu. A maioria dos jogadores que compunham a base, o pulmão desta equipa, não está aqui. Foi preciso ganhar entrosamento e isso só se ganha nos jogos. Prevejo um futuro risonho para Portugal”, referiu.

Sobre o adversário da final, Fernando Santos considerou que a França foi mudando a sua forma de jogar durante o torneio e espera uma entrada “fulgurante” no domingo no Stade de France. "Não vai jogar da mesma forma que jogou com a Alemanha. Vai tentar entrar forte no jogo e pressionar Portugal. E nós vamos responder bem”, disse, enaltecendo o trabalho do selecionador francês, Didier Deschamps, que classificou ser um “senhor do futebol mundial”.

No final da conferência de imprensa, Fernando Santos pediu aos adeptos que acreditem numa vitória na final do Euro-2016. "Acreditem tanto como eu e os meus jogadores. Este grupo vai fazer tudo para dar a todas a maior alegria de sempre, no contexto do futebol claro", concluiu.

O Portugal-França está agendado para as 21h00 (20h00 de Lisboa) e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.


;
;
9 de Julho 2016
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias