Seleção Sub-16

Portugal superioriza-se à Holanda nos penáltis

Seleção Sub-16

A formação portuguesa voltou a ser mais competente no desempate por penáltis (5-4), depois de um empate a um golo no tempo regulamentar.

A Seleção Nacional sub-16 bateu, este sábado, a Holanda no desempate por penáltis (5-4), depois do empate (1-1) verificado no tempo regulamentar, em jogo a contar para a segunda jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA. A formação lusa somou, deste modo, mais dois pontos na competição.

A equipa orientada por Emílio Peixe voltou demonstrar qualidade no Algarve e foi superior especialmente na segunda parte, com o avançado Fábio Silva a colocar Portugal em vantagem, à passagem dos 43'. Em superioridade numérica desde o 1-0, a Equipa das Quinas tentou dilatar a liderança no marcador, mas o guardião holandês foi "rejeitando" todas as iniciativas. Aos 71', as equipas voltaram a ficar em igualdade numérica, com Fábio Silva a receber ordem de expulsão aos 73'. Syb van Ottele, aos 80', fez o empate e levou as decisões para os penáltis.

Nessa fase decisiva, Portugal - tal como havia sucedido com Itália - foi mais competente e venceu por 5-4.

No outro encontro da 2.ª jornada, a Alemanha bateu a Itália nos penáltis por 4-2), depois de um empate a um golo no tempo regulamentar.

Na classificação da prova, Portugal soma 4 pontos, enquanto Holanda e Alemanha levam 3. A Itália surge no último lugar, com 2.

Emílio Peixe, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "A equipa voltou a estar num registo muito bom, mais positivo ainda do que no encontro com a Itália. A Holanda gosta de assumir o jogo, tem qualidade, e nós sentimos algumas dificuldades na primeira parte, face a uma pressão muito forte do nosso adversário. Na segunda parte, assumimos completamente as despesas do jogo e deveríamos ter revelado uma maior eficácia na finalização. No entanto, os jogadores estão de parabéns pela atitude, pelo compromisso e pela paixão que mostraram durante todo o jogo".

- "A resposta tem sido muito positiva. Este é um processo que iniciou há um ano e tem como foco principal a preparação e consolidação da equipa para as competições oficiais do próximo ano, mas temos sempre o compromisso de querer ganhar todos os jogos. Estamos satisfeitos, os jogadores estão a evoluir, e estamos aqui num contexto competitivo digno de uma fase final de uma grande competição, com as melhores seleções da Europa. Estamos no caminho certo".

Ficha de jogo:

Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
Torneio de Desenvolvimento da UEFA sub-16 - 2.ª jornada

Árbitro: Robin Hensgens (Holanda)
Árbitros assistentes: Rick van Rijnsbergen e Remco Miedema (Holanda)
4.º Árbitro: Luuk Timmer (Holanda)

Portugal 1-1 Holanda (5-4, após penáltis)
(0-0 ao intervalo)

Portugal: Samuel Soares, Eduardo Quaresma - cap., Tomás Araújo, Paulo Bernardo (Rodrigo Rêgo, 78'), Pedro Silva, Filipe Cruz (Tiago Ribeiro, 67'), Rafael Rodrigues, João Daniel, Francisco Conceição (Tomás Esteves, 52'), Diogo Cardoso (Fábio Silva, 40'), Gonçalo Batalha (Famana Quizera, 52')
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, Tiago Ferreira, Bruno Tavares
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Fábio Silva (43')
Disciplina: Cartão vermelho a Fábio Silva (71')

Holanda: Steven van der Sloot, Nigel Lonwijk, Donny Warmerdam (Syb van Ottele , 57'), Million Manhoef, Calvin Raatsie, Naoufal Bannis, Ryan Gravenberch, Evan Rottier (Jaymillio Pinas, 50'), Kenneth Taylor - cap. (Anass Salah-Eddine, 50'), Kees van Lindert (Sonntje Hansen, 50'), Dirk Proper (Neraysho Kasanwirjo, 61').
Suplentes não utilizados: Tein Troost, Ki-Jana Hoever, Ian Maatsen, Syd Van Ottele, Joeel van Kaam, Mohamed Taabouni, Daan Huisman, Hugo Wentges. 
Treinador: Peter van Veen
Golos: Syb van Ottele (80')
Disciplina: Cartão vermelho a Nigel Lonwijk (43'); Cartão amarelo a Dirk Proper (51')


;

Notícias