Formação sobre combate à violência de género prossegue

Responsabilidade Social

Iniciativa destinada a Treinadores visa combater a violência de género sobre jovens do sexo feminino (18-21 anos).

A FPF acolheu, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, mais uma reunião do projeto Erasmus + GOALSCORE, na qual participaram treinadores de quatro clubes da Liga BPI: João Marques e Ismael Nuno Silvério, do Racing Power, José Fernando e Armando Costa, do Valadares Gaia, José Albano Oliveira e Sílvio Gonçalves, do CS Marítimo, e Nuno Ventura e Pedro Abrantes, do Damaiense. 

Este projeto, que arrancou a 25 e 26 de julho, e envolve as federações de futebol de Portugal, Roménia e Malta, além de instituições como Unimore, MWL, FILIA, APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, Portugal) e EuroActiv, procura usar o futebol para combater a violência de género sobre jovens do sexo feminino (18-21 anos).

O dia começou com uma exposição teórica da parte da manhã, por parte da APAV, sendo que, após o almoço, Susana Bravo, Treinadora Nacional, realizou uma exposição prática, com vários exercícios em campo.

A formação de treinadores/as GOALSCORE, ” é “Um compasso para orientar treinadores/as no combate à violência de género e violência doméstica”. Os temas abordados foram:

  1. O que é a violência de género e a violência doméstica: definições e teorias;
  2. Consequências e riscos relacionados com a violência de género e a violência doméstica;
  3. Como detetar a violência de género: uma grelha de Indicadores
  4. Facilitar a revelação e prestar apoio às vítimas de violência de género: dicas úteis;
  5. Contatos úteis para o combate à violência género.

Recorde aqui os objetivos específicos do projeto:

- Fornecer aos treinadores das equipas de futebol femininas consciencialização e competências para lidar com a violência de género

- Fornecer às mulheres das equipas de futebol a consciência da violência de género e como lidar com a violência e denunciá-la

- Favorecer a mudança de atitude e comportamento da sociedade com o futebol

- Promover o apoio institucional do futebol contra a violência de género, adaptando o código de conduta das federações e introduzindo a formação obrigatória dos treinadores nacionais sobre violência e igualdade de género.

Com uma abordagem de prevenção ativa, a GOALSCORE combina duas prioridades: o combate à violência contra as mulheres; proteger as adolescentes e jovens.

O projeto GOALSCORE terá a duração de 36 meses e fornecerá uma metodologia, de livre acesso por meio de curso online e orientações, para combater a violência de género através do Futebol.

Os eventos desportivos planeados e a conferência final com a presença de modelos irão favorecer a visibilidade, a divulgação e o impacto social em toda a Europa. A GOALSCORE mostrará que o futebol pode fornecer maneiras inovadoras e envolventes de combater questões sociais relevantes, como a violência de género, com o poder do desporto.

Com esta iniciativa pretendemos atingir os Objetivos de Desevolvimento Sustentável:

 


;

Notícias