Bernardo Vital: "O ambiente está muito bom"

Seleção Sub-21

Cumprido mais um dia de trabalhos na Cidade do Futebol.

A Seleção Nacional Sub-21 cumpriu, esta sexta-feira, mais um dia de trabalhos na Cidade do Futebol, em mais uma sessão de treinos realizada com os olhos postos no Europeu que começa dentro de poucos dias.

A anteceder o apronto, realizou-se a habitual conferência de imprensa com Bernardo Vital a ser o porta-voz da equipa. O central realça o bom espírito e a confiança que reina no grupo, nestes primeiros dias de concentração. "O ambiente está muito bom, temos tido uma boa preparação. Estamos confiantes de que vamos fazer um bom trabalho e temos vindo a preparar-nos da melhor forma para nos apresentarmos em grande na fase final", salientou.

Sobre o primeiro adversário, a Geórgia, Bernardo Vital considera que o adversário pode ter o fator casa como ponto a favor mas isso não irá assustar ou quebrar a confiança da Equipa das Quinas. "Relativamente ao fator casa, acho que sim. Uma equipa que joga em casa terá sempre mais apoio, mas isso não é algo que entre nas contas do jogo ou no resultado. Temo-nos preparado da melhor forma e vamos encarar esse jogo para vencer", afirmou.

Portugal jogou recentemente diante da congénere da Geórgia, num jogo de preparação. O internacional português considera que se podem tirar ilações dessa partida mas nunca esquecendo que são encontros em contextos completamente diferentes. "Acho que já podemos tirar algumas ideias, até para analisar o adversário. No entanto, vão ser dois jogos completamente diferentes, até porque um se trata de um jogo de preparação e outro para uma fase final, mas, lá está, nesse jogo pudemos perceber vários dos pontos fortes e menos fortes do adversário", considerou.

Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi, na Geórgia, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local. O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho. Por sua vez, o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.

HISTÓRICO COM A GEÓRGIA

HISTÓRICO COM OS PAÍSES BAIXOS

HISTÓRICO COM A BÉLGICA

CALENDÁRIO COMPLETO DA FASE DE GRUPOS

Recorde-se que após este primeiro momento de trabalhos, o grupo gozará de um dia de folga, voltando a concentrar-se no dia 14, já com apenas 23 jogadores. A viagem para Tbilisi acontece durante a tarde do dia 15. 

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Alexandre Penetra (FC Famalicão), André Amaro (Vitória SC), Bernardo Vital (Estoril Praia), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (FC Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);

Médios: Afonso Sousa (KKS Lech Poznan), André Almeida (Valencia CF), Fábio Vieira (Arsenal FC), João Neves (SL Benfica), José Carlos (Vitória SC), Paulo Bernardo (FC Paços de Ferreira), Samuel Costa (UD Almería), Tiago Dantas (PAOK FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (AFC Ajax), Henrique Araújo (Watford FC), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Vitinha (Olympique de Marseille);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES 

Eis o programa geral:

10 de junho de 2023 | sábado
10h00: treino (Cidade do Futebol)

11 de junho de 2023 | domingo
10h00: treino (Cidade do Futebol)

12 de junho de 2023 | segunda-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)
13h30: dispensa dos jogadores

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações. 


;