Seleção Sub-18

Portugal conquista Torneio Internacional do Porto

Seleção Sub-18

Triunfo por 1-0 diante da Finlândia

A Seleção Nacional sub-18 conquistou, esta terça-feira, a 40.ª edição do Torneio Internacional do Porto depois de vencer a Finlândia por 1-0.

Num encontro bem disputado e com uma primeira parte sem golos, Portugal foi tentando sempre invadir o meio-campo adversário, causando vários momento de perigo à baliza da Finlândia, que mantinha a sua defesa muito coesa.

Aos 32’ minutos, Diogo Fernandes é chamado a intervir, após Marlo Hyvonen conseguir isolar-se diante da baliza portuguesa. O guardião nacional não mostrou medo e defendeu o remate do jogador finlandês que vestia a camisola número 21.

No reatar do encontro, o conjunto nacional chegou à vantagem, aos 54 minutos, com Gustavo Varela a aproveitar um erro do guarda-redes finlandês e a roubar-lhe a bola dos pés, fazendo assim o primeiro para o grupo orientado por José Lima.

O jogo prosseguiu intenso, com a Equipa das Quinas a causar sérios perigos às redes adversárias, mas o resultado por 1-0 não se alterou até ao apito final, levando o grupo de sub-18 a vencer o torneio.

José Lima, treinador nacional, em discurso direto:

"A equipa deu neste jogo uma demonstração de que tem bastante qualidade. Depois daquele primeiro jogo, que valeu pelo resultado e pela reação da equipa na parte final, a equipa encarou os restantes jogos de outra forma, incluindo neste jogo com a Finlândia. No entanto, fomos muito perdulários, e e numa transição, até poderíamos ter pago pelos golos que não conseguimos marcar. Felizmente vencemos e conquistámos o torneio. O nosso principal objetivo é formar jogadores, mas formar a ganhar é diferente de formar a perder. Afinal de tudo, também queremos que eles ganhem projeção. Queria deixar uma última palavra de agradecimento para a grande moldura humana que aqui tivemos, e confesso que me surpreendeu um pouco. Apoiaeram sempre a equipa e isso dá logo uma cor diferente e um entusiasmo e motivação acrescidas".

No outro encontro da manhã, a Áustria venceu por 1-0 a Geórgia, tendo sito um resultado insuficiente para a equipa austríaca bater o conjunto nacional.

Ficha de jogo 

Torneio Internacional do Porto
Estádio Municipal de Alpendorada

Árbitro: João Afonso
Árbitros assistentes: Andreia Sousa e José Pereira
4.º árbitro: Diogo Araújo

PORTUGAL 1-0 FINLÂNDIA (0-0, ao intervalo)

PORTUGAL: Diogo Fernandes (GK) (Francisco Silva, 46'), Francisco Rodrigues ( Leonardo Barroso, 67'), João Conceição (Tomás Marques, 82'), Diogo Monteiro (Cap.), Luís Gomes (Miguel Alves, 82'), Diego Rodrigues (Fábio Jaló , 53'), Manuel Mendonça (João Veloso, 53'), Ussuamane Djaló (Vivaldo Semedo, 82'), Mauro Couto (João Vasconcelos, 53'), Gustavo Varela (José Rodrigues, 53') e Ivan Lima (João Rego, 67')
Suplentes não utilizados: Rodrigo Mendes
Treinador: José Lima
Disciplina: nada a assinalar.
Golos: 1-0 Gustavo Varela (54')

FINLÂNDIA: Jaaso Jantunen, Dario Naamo (Valentin Purosalo,86'), Aaro Soiniemi, Lucas Von Hellens, Daniel Armstrong (Cap.), Juho Talvitie (Otto Hannula,76'), Lauri Laine (Danila Bulgakov, 76'), Joonas Kekarainen, Dren Terrnava, Marlo Hyvonen e Roni Hudd (Vincent Ulundu, 76')
Suplentes não utilizados: Niklas Schulz, Eero Uusitalo, William Gronblom, Johan Lietsa, Antti Tella, Lauri Sahimaa e Onni Hanninen, 
Treinador: Peter Lundberg
Disciplina: nada a assinalar.
Golos: nada a assinalar.


;

Notícias