Seleção Sub-17

Portugal ultrapassa a Polónia

Seleção Sub-17

Penálti de Nuno Patrício deixa a Equipa das Quinas a um passo do Europeu.

A Seleção Nacional sub-17 venceu este sábado a sua congénere da Polónia, por 1-0,  em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo 5 da Ronda de Elite de acesso ao Europeu. Com este resultado, a Equipa das Quinas fica a um empate de se apurar para a mais importante prova europeia de seleções.

Um golo de Nuno Patrício, apontado na transformação de uma grande penalidade, aos 74 minutos, fez a diferença numa partida disputada a alta intensidade, mas com poucas oportunidades de golo. Gil Martins sofreu a grande penalidade com que Portugal garantiu a vitória na partida, na sequência de um cruzamento de João Simões.

Depois de ter vencido a Eslováquia na ronda inaugural, por 2-0, a formação comandada por Filipe Ramos garantiu, assim, mais três pontos importantes, e sem qualquer golo sofrido. 

A equipa lusa, que lidera isolada o Grupo 5, defronta ainda, na Ronda de Elite, na próxima terça-feira, a Chéquia, que venceu a Eslováquia por 3-0 neste sábado, somando três pontos, no segundo lugar. 

Recorde-se que os vencedores dos grupos da Ronda de Elite, bem como os sete melhores segundos classificados, apuram-se para o Campeonato da Europa.

A fase final da competição vai realizar-se na Hungria, entre os dias 17 de maio e 2 de junho.

O internacional português João Simões em discurso direto:
"Foi um vitória justa e merecida. Concretizámos o nosso objetivo, que era ganhar o jogo, tal como fizemos no primeiro, frente à Eslováquia. Estivemos mais fortes que a Polónia e conseguimos controlar o jogo.

Apesar de termos dominado, não foi um jogo fácil. Encontrámos uma equipa muito combativa e com jogadores de qualidade, que nunca desistem de lutar. Agora só pensamos na terceira jornada e no confronto com a Chéquia, que também será um adversário difícil. Queremos ganhar e apurar-nos para o Europeu no primeiro lugar do nosso Grupo.

Foi bom participar, ainda que de forma indireta, no lance que decidiu o jogo. A minha função aqui é sempre a mesma: ajudar a Seleção e honrar a camisola do meu país."

Ficha de jogo:

Ronda de Elite - Campeonato da Europa sub-17 2023
2.ª jornada
Estádio João Cardoso (Tondela)

PORTUGAL 1-0 POLÓNIA (0-0 ao intervalo)

Árbitro: Menelaos Antoniou (Chipre)
Árbitros assistentes: Eraklis Komodromos (Chipre) e Fatmir Sekiraqa (Kosovo)
4.º árbitro: Mervan Bejtullahu (Kosovo)

Portugal: Gonçalo Ribeiro (GR) (Cap.), Martim Fernandes, João Fonseca, Gonçalo Oliveira, Rayhan Momade, Diogo Lobão (Gil Martins, 66'), Martim Ferreira, João Simões, Rodrigo Duarte (Gonçalo Moreira, 62'), Nuno Patrício (João Teixeira, 90'+2) e Olívio Tomé (Gonçalo Sousa, 66').
Suplentes: José Ribeiro (GR), Guilherme Gaspar, Tiago Parente, Samuel Sousa e Gonçalo Antunes
Treinador: Filipe Ramos
Disciplina: amarelo mostrado a Gonçalo Ribeiro (86')
Golos: 1-0 por Nuno Patrício de g.p. (74')

Polónia: Plekutowski, Szala, Igor Orlikowski, Michal Gurgul, Igor Brzyski, Sznaucher, Krzysztof Kolanko - Cap. (Filip Wolski, 46'), Karol Borys, Krowski [Filip Rózga, 46' (Krzyzanowski, 71')], Mateusz Skoczylas (Oscar Tomczyk, 63') e Mike Huras (Mikolajewski, 63'). 
Suplentes: Holewinski, Filip Rejczyk e Szymon Kaddziolka.
Treinador: Marcin Wlodarski
Disciplina: amarelo mostrado a Filip Rózga (61'), Karol Borys (63')
Golos: nada a assinalar

 


;

Notícias