FPF com estudo longitudinal sobre jogadores de futsal

FPF

O projeto pretende analisar os perfis de desenvolvimento desportivo de jogadores de futsal de elite em Portugal.

A FPF, com a colaboração de investigadores da Universidade da Beira interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Coimbra, iniciou um estudo longitudinal sobre os perfis de desenvolvimento desportivo de jogadores de futsal de elite em Portugal.

Nesta primeira análise foi avaliado o nível maturacional de todos os jogadores participantes no Torneio interassociações de futsal sub-15, que se realizou em em São João da Madeira, acompanhado pela monitorização de 20 jogos em termos de carga externa e dados de performance individual. Paralelamente, foi realizado um estudo de validação do instrumento de avaliação de talento utilizado pela equipa técnica da FPF. A evolução e crescimento destes jogadores continuará a ser acompanhada ao longo dos anos.

Este projeto de investigação tem como objetivo a realização de um estudo longitudinal e multidimensional que permita validar a utilização do instrumento de avaliação de talento no futsal utilizado pela FPF, identificar variáveis preditoras de desempenho ao longo do processo de desenvolvimento desportivo, assim como detetar um perfil de desenvolvimento desportivo multidimensional do jogador de futsal de elite português masculino e feminino. 

No decorrer do torneio, todas as equipas receberam relatórios de desempenho individualizados, bem como a caraterização do nível maturacional de cada um dos jogadores

Neste estudo participaram 11 investigadores das universidades acima referidas, em estreita parceria com a USP e equipa técnica da FPF, no âmbito da atividade da Portugal Football School e do Portugal Football Observatory.

A próxima recolha de análise será efetuada no Torneio interassociações sub-13, em Évora, em abril.


;
;
21 de Fevereiro 2023
Foto

FPF

Notícias