Triunfo na estreia

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal venceu a Suécia, por 1-0, na estreia na primeira ronda de apuramento para o Euro.

A Seleção Nacional feminina sub-17 estreou-se, esta quarta-feira, na primeira ronda de apuramento para o Campeonato da Europa, com uma vitória, por 1-0, diante da Suécia.

Com uma exibição personalizada e destemida, Portugal nunca deixou de passar a mensagem de que apenas os três pontos interessavam frente a um adversário forte. A formação orientada por Marisa Gomes apresentava-se pressionante, organizada defensivamente e pronta para causar estragos no ataque. 

Num jogo aberto, com oportunidades para ambos os lados, o marcador ficou aberto já perto do intervalo, quando Leonete Maísa (44') aproveitou uma bola perdida na grande área sueca, para atirar a contar no cara a cara com a guardiã adversária, numa demonstração de frieza da atacante portuguesa.

No segundo tempo, Portugal apareceu forte e determinado em dilatar a vantagem, em vez de se remeter apenas à defesa. A ambição lusa era percetível com ataques perigosos, muitas vezes a nascerem de transições venenosas, que procuravam explorar os erros suecos e o adiantamento da formação adversária. 

As redes não voltaram a balançar, embora não faltassem oportunidades para ambos os lados, embora em maior número para a equipa portuguesa. Portugal venceu e adiantou-se na frente do grupo, ficando à espera de saber o que irá acontecer agora no outro jogo do grupo referente à primeira jornada, entre Países Baixos e Escócia.

Recorde-se que Portugal já está qualificado para a segunda ronda da prova, jogando agora para definir a liga em que irá competir, se A ou B.

Os próximos compromissos da Equipa das Quinas serão diante da Escócia (sábado) e Países Baixos (3.ª feira).

Treinadora Nacional, Marisa Gomes em discurso direto:

“Foi um jogo muito equilibrado, algo que já estávamos à espera. A Suécia tem uma equipa muito organizada e com uma capacidade atlética incrível.

Estivemos bem ao nível defensivo e explorámos bem os pontos fracos da equipa adversária. Criámos várias oportunidades e acho que podíamos ter feito mais golos, mas conseguimos manter a vantagem que, para nós, é muito importante a conquista destes três pontos neste primeiro jogo.

A equipa esteve bem, quer na forma como interpretaram a mensagem, quer na forma como se dispuseram a jogo. Foram espetaculares. Agora é manter esse espírito para os próximos jogos, mas foram de uma atitude brilhante.”

FICHA DE JOGO 

Apuramento para Campeonato da Europa
Caldas da Rainha
Árbitra:
Ioanna Allayiotou (Chipre)
Assistentes: Dora Myrianthea (Chipre) e Andrada Aloman (Espanha)
4.ª árbitra: Olatz Olmedo (Espanha)

SUÉCIA 0-1 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

SUÉCIA: Wilma Delerud, Smilla Holmberg (Lea Ahl, 62'), Maja Wangerheim (Cap.), Emma Holmqvist, Mikaela Stojanovska (Bella Andersson, 81'), Elsa Pelgander, Hannah Sjodahl (Annika Savensson, 72'), Saga Fredgren (Ida Bjornberg, 62'), Alexandra Larsson, Tilde Bjorklund e Bianca Hultback (Olivia Sjoblom, 72').
Suplentes: Julia Cavander, Wilma Delerud, Olivia Crona, Lykke Ihrfelt e Stina Forslund. 
Treinador: Lotts Hellenberg
Disciplina: nada a assinalar.

PORTUGAL: Adelaide Paredes, Érica Cancelinha, Inês Meninas, Nicole Massamá, Luana Rafael, Rita Cunha (Rita Melo, 87'), Mafalda Mariano (Cap.), Anna Luísa Marques (Alice Reto, 67'), Luísa Brás (Joana Valente, 59'), Neide Guedes (Filipa Ribeiro, 59') e Leonete Maísa (Lara Martins, 59').   
Suplentes: Carolina Alves, Maria Chaves, Carolina Pimenta, Marta Gago.
Treinadora: Marisa Gomes
Disciplina: nada a assinalar.

Golos: 0-1 por Leonete Maísa (44')

Programa da Equipa das Quinas:

20.10.2022 | quinta-feira
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

21.10.2022 | sexta-feira
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

22.10.2022 | sábado
15h00 Jogo Portugal x Escócia, Campo da Mata - Caldas da Rainha

23.10.2022 | domingo
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

24.10.2022 | segunda-feira
11h00 Treino Estádio Municipal de Rio Maior

25.10.2022 | terça-feira
15h00 Jogo Portugal x Países Baixos, Estádio Municipal de Leiria


;
;
19 de Outubro 2022
Foto

FPF/ André Sanano

Notícias