Benfica conquista Supertaça

Futsal Fem. - Supertaça

Encarnadas bateram o GCR Nun'Álvares nos penáltis e ergueram o troféu pela sétima vez.

O SL Benfica conquistou, este domingo, a oitava edição da Supertaça de futsal feminino, ao bater o Nun’Álvares por 4-3 no desempate por grandes penalidades, após o empate por 1-1 registado no tempo regulamentar. Foi o sétimo troféu da Supertaça, e o sexto consecutivo, no palmarés da formação encarnada.

FOTOGALERIA

Num jogo disputado a um ritmo eletrizante, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Fifó deu vantagem às 'águias' aos sete minutos, mas Balona empatou aos 16, com o marcador a não sofrer alterações até ao final do jogo, e mesmo no prolongamento, período em que Maria Odete negou ao SL Benfica vários remates com selo de golo.

Já no desempate por grandes penalidades, foi a guarda-redes Marta Costa que brilhou mais, ao travar dois remates da marca dos seis metros, garantindo assim a vitória da formação encarnada. A jovem guardiã, de 21 anos, que não alinhou na partida, saltou do banco apenas para defender os penáltis e fê-lo com grande classe.

Luís Estrela, treinador do SL Benfica, em discurso direto:
"Tentámos manter o ritmo muito alto, obrigar a um desgaste elevado e a uma maior rotação e alargar o nosso leque de rotação para oito jogadoras. Senti que, nos últimos minutos, estávamos por cima, mas mesmo quando as equipas estavam ao seu melhor nível físico, nós fomos melhores. A questão física teve predominância, mas hoje não quisemos ficar à espera, assumimos que quisemos ganhar desde o primeiro segundo, pressionámos alto, tivemos bola, assumir despesas do jogo, por isso hoje nem devíamos ter chegado aos penáltis"

"Fizemos uma 1ª parte a nível excecional, exceto na finalização. Conseguimos que o Nun’Álvares quase não passasse o meio campo, roubámos bolas na primeira linha, fomos mais fortes nas bolas divididas e tivemos volume grande sem traduzir em eficácia. Fizemos o primeiro golo com tranquilidade, o segundo golo estava perto de surgir, não tivemos a calma e controlo emocional, o Nun’Álvares ganhou um canto e foi competente nesse momento estratégico. Depois para o intervalo fez-se a transferência dos jogos da época passada. Isto é, os primeiros dez minutos da segunda parte foram muito equilibrados, o Nun’Álvares cresceu, mas depois disso voltamos a carregar e a assumir"

Pedro Nobre, treinador do GCR Nun'Álvares, em discurso direto:
"Tenho de puxar a brasa à minha sardinha, tenho ganho bastantes títulos e criado equipas competitivas por onde passo, seja no masculino ou no feminino. O desafio que me foi proposto aqui foi exatamente esse. Tivemos a felicidade de ganhar dois títulos e este ano vamos lutar pelos quatro. Hoje não fomos felizes, no final foi evidente o desgaste e os erros individuais provocados por isso mesmo. O Benfica podia ter feito golo antes do prolongamento, mas isso não conseguimos controlar. Não posso pedir a jogadoras minhas que estejam a um nível altíssimo com 20 unidades de treino. Fizemos um bom jogo e os adeptos estão de parabéns. Fico bem patente a qualidade que vamos mostrar este ano"

Ficha de jogo
Supertaça Feminina de Futsal
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos

SL BENFICA - GCR NUN'ÁLVARES (1-1 ao intervalo)
(1-1 aos 40' e após prolongamento, 4-3 no desempate por grande penalidades
)

Árbitros: Tomé Pereira e Filipa Prata
3.º árbitro: Vânia Silva
Cronometrista: Tânia Silva

SL Benfica (cinco inicial): Ana Catarina, Inês Fernandes - Cap., Sara Ferreira, Angélica e Fifó
Jogaram ainda: Marta Costa, Maria Pereira, Dricas, Luana Vieira, Maria Inês, Inês Matos, Leninha e Beatriz Carrola
Treinador: Luís Estrela
Golos: Fifó (7')
Ação disciplinar: nada a assinalar 

GCR Nun'Álvares (cinco inicial): Maria Odete, Loira, Cátia Morgado, Pisko e Liana Alves - Cap.
Jogaram ainda: Inês Ribeiro, Tânia Moreira, Balona, Maria Costa, Bruna Barros, Ritinha, Rita Ferreira e Kaká
Treinador: Pedro Nobre
Golos: Balona (16')
Ação disciplinar: cartão amarelo a Balona (18') e Liana Alves (37')

Desempate por grandes penalidades: 1-0 por Maria Pereira; 1-1 por Cátia Morgado, 2-1 por Inês Fernandes, 2-2 por Pisko, 3-2 por Fifó, 3-3 por Liana Alves, 3-3 por Sara Ferreira (ao poste), 3-3 Loira (defesa da guarda-redes), 4-3 por Angélica, 4-3 por Balona (defesa da guarda-redes)


;
;
25 de Setembro 2022
Foto

FPF

Notícias