Portugal goleia Liechtenstein

Seleção Sub-21

Triunfo por 9-0 em Vaduz.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA AQUI

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 venceu esta terça-feira, em Vaduz, o Liechtenstein por 9-0, na sua nona partida do grupo D da fase de qualificação para o Campeonato da Europa-2023.

Num jogo em que a diferença de valor individual e coletivo entre as duas equipas ficou bem patente, Portugal marcou cedo, por Fábio Silva (3’), que estava de pontaria afinada e amentou, aos 27’, a vantagem da formação nacional. Até ao intervalo, Paulo Bernardo (43’) e Vitinha (45’) deram ao placard contornos de goleada.

Na segunda parte, com mais algum desgaste físico e anímico por parte dos jogadores da formação da casa, Portugal continuou a controlar e dominar a partida, materializando a superioridade demonstrada através das finalizações de Fábio Silva (57’), Vitinha (65’), Fábio Carvalho (78’), Henrique Araújo (83’) e Gonçalo Ramos (90’).

Desta forma, o conjunto português iguala a maior vitória forasteira deste escalão (9-0), conseguida precisamente frente ao Liechtenstein, a 11 de outubro de 2018.

Destaque, nesta partida, para as estreias de Gonçalo Tabuaço, Rodrigo Conceição e Vasco Sousa como internacionais sub-21 portugueses.

A equipa orientada por Rui Jorge, que já está apurada para o Europeu, continua no primeiro lugar do grupo D, agora com 25 pontos, voltando a entrar em campo para o último jogo do apuramento no próximo sábado, em Barcelos, diante da Grécia (20h15, Canal 11).

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da fase de qualificação para o Europeu-2023.

Rui Jorge em discurso direto:

“Não há muita análise a fazer a este tipo de jogos. Há um claro domínio de um grupo de jogadores, que é muito superior ao outro. O mais importante em jogos destas características é o respeito que temos de ter pelo adversário. Acho que o fomos tendo do primeiro ao último minuto e isso deixa-me muito satisfeito.

Digo muitas vezes que este é um grupo com muita qualidade. Alguns jogadores têm tido menos oportunidades que outros, mas todos têm qualidade para estarem neste espaço.

Peço cuidado quando se fala nos sub-21 e em geração, até porque acumulamos quatro gerações, pelo menos. Falar numa geração quando temos quatro anos connosco não sei se fará muito sentido. Temos jogadores com diversas idades e todos formam um grupo e uma equipa. Todos eles percebem o nosso estilo, tentam jogá-lo e têm-no conseguido.

Essa história das gerações é um bocadinho indiferente. Temos é de encontrar um grupo de jogadores, sejam do mesmo ano, sejam de dois ou três anos diferentes, e colocá-los em conjunto a praticar bom futebol e a dignificar o país por este mundo fora.

É a terceira vez que viemos ao Liechtenstein. Jogar aqui é jogar em casa. É normal. Não tenho dúvida nenhuma. Gostamos de jogar aqui e ficamos satisfeitos por dar alegrias aos adeptos, porque, sem dúvida, isto é muito importante para eles e nós sentimos isso”

Fábio Silva em discurso direto:

“Foi uma excelente vitória e um resultado bom. Fizemos aquilo que o ‘mister’ nos pediu. A melhor forma de respeitarmos estes adversários é impor o nosso jogo e qualidade e mostrar que somos superiores.

Escolho o último [dos três golos], porque foi mais artístico, apesar de todos serem todos importantes. Estou muito feliz. É um momento muito especial para mim por tudo aquilo que passei durante esta temporada, todas as coisas que se falaram e tudo mais.

Gostava de dedicar estes golos e este momento à minha família, que sempre esteve comigo. Com certeza, vai dar-me muito mais força para continuar a trabalhar.

[adeptos dos portugueses no Liechtenstein] Acho que é muito bom. Sentimo-nos sempre em casa, mas o apoio nunca nos faltou e estamos muito bem servidos nesse aspeto. De resto, é agradecer-lhes, porque foram fantásticos. Agora vou tirar umas fotos com eles”.

Rodrigo Conceição em discurso direto:

“É sempre bom vir à seleção e é um orgulho cá estar, ainda por cima depois destes números expressivos. A equipa esteve muito bem e mostrou um respeito elevado pelo adversário. Temos de dar valor a isso. Fizemos um grande jogo, sempre com uma intensidade elevada, e não baixámos a intensidade.

[estreia na seleção de sub-21] É sempre especial. Vir à seleção é o topo do futebol. Tal como todos os meus colegas, adoro estar aqui. É um orgulho, pelo que estou muito feliz.

[saída por lesão do irmão Francisco Conceição durante o encontro] Está entregue ao departamento médico. Espero que esteja bem, mas vamos ver”.


;

Notícias