Seleção Nacional de Futebol de Rua apresentada na Cidade do Futebol

Responsabilidade Social

Equipa vai participar no Mundial que se realiza em Cardiff, entre 27 de julho e 3 de agosto.

A Seleção Nacional de Futebol de Rua que vai participar no Campeonato do Mundo foi apresentada esta terça-feira na Cidade do Futebol. O projeto da Associação Cais tem sido apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol, sendo inclusivamente galardoado na Gala Quinas de Ouro em 2017, e distinguido pela UEFA como uma das iniciativas que mais se destacaram no âmbito da inclusão social.

O vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro, na conferência de imprensa que decorreu na Cidade do Futebol, observou que “o futebol é um fantástico meio de inclusão social” e que a Federação “tem esse desígnio entre as suas prioridades”. Dirigindo-se aos jogadores, referiu serem “um bom exemplo”, além de destacar que “todos somos poucos para combater a exclusão social”.

O coordenador do Futebol de Rua da Associação Cais, Gonçalo Santos, agradeceu à FPF e revelou que “em 2018, mais de 80 por cento dos jovens que participaram no projeto desenvolveram as suas competências pessoais e sociais e 75 por cento entraram no mercado de trabalho ou reintegraram o ensino”.

Diogo Nabais, adjunto do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, congratulou-se com o “crescimento de forma sustentada e bem definida do projeto” que tem “o poder de mudar a vida das pessoas” e pelo qual “muitos se encantaram, entre eles o nosso gabinete, a FPF, que muito tem feito em prol das causas sociais, e os parceiros aqui presentes”.

Na cerimónia marcaram também presença Conceição Cordeiro (Associação Cais), Sandra Peixoto (Central Cervejas) e José Manuel Appleton (Fundação Benfica).

A Seleção Nacional, orientada por Bruno Seco desde 2011, é constituída por oito jogadores: Ricardo Fernandes (Peniche), Paulo Xavier (Rabo de Peixe), Rui Cardinal (Porto), Alexandre Mendonça e Lossan Poquena (Madeira), Tiago Tamata (Serpa), Alexandre Martins (Aveiro) e Hugo Vaz (Guarda).

O Mundial realiza-se em Cardiff (País de Gales) entre 27 julho e 3 de agosto e contará com dois árbitros portugueses: Nuno Mendes e Luciano Gonçalves, presidente da APAF que esteve presente na cerimónia.


;
;
23 de Julho 2019
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias