FPF premeia bolseiros

Responsabilidade Social

FPF entregou material educativo e desportivo aos 23 alunos que gozam de bolsas de estudo federativas.

A Federação Portuguesa de Futebol formalizou, segunda-feira, a entrega de kits pedagógicos aos alunos do ensino secundário que beneficiam de bolsas de estudo, numa iniciativa conjunta com o Ministério da Educação. 

 Alexandre, Cláudio, Guilherme, Tânia, Guilherme, Catarina, Maria, Carlos, Guilherme, Manuel, Rodrigo, Flávia, Matilde, Tatiana, Luís, Marta, Gonçalo, Julita, Melissa, Leandro, Beatriz, Filipe e Vasco receberam, presencialmente ou nos seus locais de residência, computador pessoal, um tablet, acesso a vários eventos culturais na Fundação de Serralves, na Fundação Calouste Gulbenkian, além de material e livros de apoio escolar. Os bolseiros FPF receberam igualmente material desportivo e, cortesia da MEO-Altice, passes para assistirem ao festival de música MEO Marés Vivas. 

Este kit pedagógico, entregue pessoalmente pela diretora da FPF Mónica Jorge aos alunos que se puderam deslocar à Cidade do Futebol,  foi desenhado no sentido de apoiar o desenvolvimento académico e desportivo dos alunos do ensino secundário. 

Esta ação de intervenção social, recorde-se, foi destinada a alunos que frequentam o 10.º ano no presente ano letivo. O júri que selecionou os bolseiros foi composto pelo jornalista Carlos Daniel, a apresentadora Catarina Furtado (Fundadora e Presidente da associação "Corações Com Coroa" e Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População) e os internacionais Bernardo Silva (Futebol), Matilde Fidalgo (Futebol Feminino) e Pedro Cary (Futsal).

Os 23 escolhidos são oriundos de dez diferentes distritos, tendo havido uma particular preocupação em escolher alunos que residam fora das grandes áreas urbanas. A bolsa poderá prolongar-se até à frequência do 12.º ano. 

O programa de bolseiros foi anunciado pelo Presidente do organismo federativo, Fernando Gomes, na cerimónia de receção do Presidente da República à Seleção Nacional A antes da partida para a participação no Campeonato do Mundo FIFA Rússia-2018, no Palácio de Belém.

O programa visa desenvolver as seguintes vertentes:

- Educação – promoção do mérito académico, englobando progressão;
- Desporto – promoção da participação desportiva;
- Cidadania – participação em projetos no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento ou outros projetos em que o aluno está envolvido ou que pretende desenvolver, tanto em contexto escolar como extraescolar.

Paralelamente, a FPF irá “formar” estes 23 alunos como “embaixadores” da FPF na sua comunidade/escola. Serão promovidas ações com a Portugal Football School no sentido de continuar a acompanhar as necessidades educativas dos jovens.


;
;
2 de Julho 2019
Foto

FPF/André Sanano