Triunfo no arranque

Seleção A

Portugal vence Azerbaijão e soma os primeiros três pontos na qualificação para o Mundial de 2022.

A Seleção Nacional A venceu a sua congénere do Azerbaijão esta quarta-feira, por 1-0, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo A europeu de apuramento para o Mundial de 2022.

Consulte aqui todas as incidências da partida

RELATÓRIO ESTATÍSTICO

A jogar numa ‘casa emprestada’, em Turim, Portugal instalou-se cedo no meio-campo azeri, e com posse de bola avassaladora, acima dos 70 por cento. Já a seleção do Azerbaijão limitou-se, desde o início, a travar o caudal ofensivo da Equipa das Quinas, com um jogo muito recuado e fechado.

Com dificuldades para encontrar espaços no jogo interior, a Equipa das Quinas teve paciência e apostou nos flancos, com João Cancelo e Nuno Mendes a assumirem protagonismo no ataque português. 

Após várias ameaças – Rúben Neves chegou a testar os reflexos do guarda-redes do Azerbaijão -, Portugal conseguiu o golo que procurava e merecia, forçando o adversário a colocar a bola na própria baliza. Rúben Neves cruzou, o guarda-redes Mahammadaliyev precipitou-se para cortar com os punhos, mas a bola embateu no central Medvedev, entrando caprichosamente baliza vazia, aos 36 minutos.

Na segunda parte, Portugal manteve a aposta no ataque, com caras diferentes no meio-campo e no ataque. O capitão Cristiano Ronaldo ainda criou perigo na marcação de um livre direto, Bruno Fernandes disparou à baliza e João Félix também ameaçou. Todos sem êxito, porque o guardião azeri estava atento.

No outro encontro do grupo A disputado esta quarta-feira, a Sérvia venceu a Irlanda por 3-2, repartindo pontos com Portugal na frente da classificação.

A armada lusa, que procura a oitava presença – e sexta consecutiva – na fase final do Campeonato do Mundo, volta a entrar em campo no sábado, para defrontar a Sérvia, em Belgrado, e encontra o Luxemburgo na terça-feira, na Cidade do Luxemburgo.

 


;

Notícias