Portugal Football Observatory: o novo projeto da FPF

Portugal Football School

Estudo, análise, ciência e reflexão para um futebol melhor.

A Federação Portuguesa de Futebol lança na próxima segunda-feira, 8 de março, um novo projeto na área do conhecimento, o Portugal Football Observatory.

O objetivo deste observatório, cuja informação se encontrará disponível no endereço portugalfootballobservatory.fpf.pt, é recolher e analisar diferentes informações que permitam uma descrição e um controlo contínuos do futebol, transmitindo conhecimento e apontando caminhos de desenvolvimento sustentável e transformação.

O Portugal Football Observatory resulta da interação entre a Portugal Football School (unidade de formação e investigação da FPF, fundada em 2017), a Unidade de Saúde e Performance e a Direção de Inteligência e Serviço ao Adepto.

Estudos próprios, com periodicidade aproximada de um por mês, vários indicadores em permanência, artigos científicos, vídeos, podcasts (uns relacionados com os próprios estudos, outros com novidades sobre o mundo científico ligado ao desporto) e uma newsletter constituem o conjunto de conteúdos que passará a ser disponibilizado pelo observatório.

As grandes áreas de investigação são as competições, jogadores e treinadores, arbitragem, saúde e performance e futebol de formação.

A data de lançamento, 8 de março, tem um significado especial, conforme explica André Seabra, diretor da Portugal Football School e um dos responsáveis pelo novo projeto: “O Dia Internacional da Mulher não foi escolhido ao acaso para o lançamento do Portugal Football Observatory, já que o nosso primeiro estudo é precisamente sobre o futebol feminino em Portugal, mais concretamente as temáticas da angariação e da retenção de praticantes.”

O observatório federativo permitirá aprofundar a ligação da FPF às instituições de ensino superior, que já é uma realidade através de várias interações com a Portugal Football School e a Unidade de Saúde e Performance. “Temos como objetivo estabelecer colaborações com vários departamentos de instituições de ensino superior que de uma forma ou outra possam estar relacionadas com o fenómeno do desporto, e do futebol em particular. Isso pode ser implementado, por exemplo, junto de alunos que queiram desenvolver as suas teses de mestrado e doutoramento nesta área”, explica ainda André Seabra.

O site do observatório será bilingue (Português/Inglês), refletindo o posicionamento internacional que a FPF pretende conferir ao projeto.

O próximo estudo do Portugal Football Observatory, a publicar em abril, terá como objeto o futsal.


;

Notícias